Trabalhos escolares sobre catedral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O início do século XX marca um momento na história do Brasil em que as cidades vão ser pensadas como espaço de intervenção de técnicos. As cidades, assim, necessitariam de uma reordenação de seus espaços e nas formas de vivência destes. Esse olhar que incide sobre a cidade, cria outras formas de elaboração discursiva sobre o que significa viver em meio à desordem, à insalubridade, àmiséria, ao caos, à falta de higiene física e moral que caracterizavam a vida citadina. Ir para a cidade implicava uma nova ordenação espacial, política, social, religiosa; era um reelaborar do imaginário daquele que migrava; era um processo de desterritorialização. Consistia, sobretudo, em adaptar-se a um novo conjunto de códigos e de imagens que antes não se conhecia. O caráter efêmero ecosmopolita das cidades grandes impressiona aqueles que saem do campo e que estão acostumados a lidar com códigos e hierarquias sociais pretensamente rígidas (Ceballos, 2005).

O desenvolvimento urbano ordenado tem constituído importante desafio a técnicos em planejamento, administradores públicos e políticos, com objetivo de ampliar a conscientização e demanda da sociedade contra a degradação do meioambiente, em prol de melhor qualidade de vida nas cidades. No entanto, pressões exercidas por organizações não-governamentais (ONG`s) e outras entidades preocupadas com a proteção ambiental têm sido divulgadas com freqüência pela mídia, em todo o mundo.

Uma grande parcela significativa das populações urbanas de médias e grandes cidades em países em desenvolvimento (emergencial), ou seja,periféricos ou semiperiféricos, dentre os quais o Brasil não é exceção, pelo fato de ser afetada por crescente política de desemprego e redução de renda “per capita”, além de outros diversos fatores ligados aos aspectos sócio-culturais e econômicos tem feito o uso de espaços urbanos de forma ilegal e/ou ocupado irregularmente terrenos, inclusive ocorrendo o fato de fixação em áreas de proteção ambiental(APA`s), necessitando de um melhor planejamento urbano.

O planejamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar alguns aspectos tais como: a qualidade de vida da população, dentro de uma dada área urbana seja cidades ou vilas, ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, visando propiciar aos habitantes uma melhorqualidade de vida.

A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador. Neste contexto, os planejadores urbanos, que são os profissionais que lidam com este processo, propõem aos municípios, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadascom o objetivo de melhorar uma dada comunidade urbana, ou trabalham para o governo ou empresas privadas que estão interessadas no planejamento e construção de uma nova cidade ou comunidade, ou até mesmo fora de uma área urbana já existente.

Nos dias atuais, o ritmo das mudanças atinge velocidade vertiginosa. O que pareceria impossível ontem é, agora, realidade. O hábito de hoje já deixa desê-lo amanhã. E o dia seguinte traz surpresas inimagináveis em curto espaço de tempo. Neste mundo em constante modificação, a única certeza é a incerteza. Incerteza de mercados, produtos, serviços e comportamentos que explica, em grande parte, o fracasso de tantos exercícios de planejamento no meio empresarial ou governamental, em que esforços, tempo e dinheiro são desperdiçados com freqüência.

Oobjetivo deste trabalho é descrever o processo de evolução histórica da cidade de Brasília-DF, no que diz respeito aos aspectos de planejamento urbano.

Desenvolvimento

História de Brasília

A história de Brasília surge com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do país. O Marquês de Pombal, em 1716, sugeriu pela primeira vez a necessidade de interiorizar a capital do...
tracking img