Trabalhos eitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Prático de Pesquisa:

1. Descreva as funcionalidades e principais características do Kernel.
2. O que são os módulos no sistema operacional Linux?
3. Para que serve e como funciona o comando modprobe.
4. O que fazem os comandos kmod, lsmod, insmod, rmmod, depmod e modprobe? Qual a diferença entre eles.
5. Dê exemplos dos comando acima.
6. Quando devo compilar umkernel e quais os impactos positivos e negativos.
A grande vantagem de possuir módulos é ter a liberdade para ativá-los e desativá-los a hora que for pertinente. Mesmo com toda essas vantagens vocês devem estar indagando: 

Personalizar o kernel de acordo com suas necessidades; 
Atualização de kernel nos apresenta módulos novos. Ex.: Uma versão antiga que não tem suportewireless, podemos encontrar em uma versão mais nova.
7. Descreva quais são as etapas para compilar um Kernel no Linux.
$ make
$ make modules
Agora para instalar o Kernel e os módulos compilados utiliza-se os comandos abaixo:
$ make modules_install
$ make install
Agora temos que criar o “initrd” para o Kernel instalado. O “initrd” significa “Initial RAMdisk”,
ele contém uma pequena imagem do sistema que será carregada no boot.
$ cd /boot/
$ mkinitramfs -o initrd-x.img /lib/modules/x/
Substitua o “x” pela versão do seu kernel. Seguindo o nosso exemplo, o comando seria:
$ mkinitramfs -o initrd.img-2.6.34 /lib/modules/2.6.34/
Por fim, basta configurar no seu gerenciador de boot o novo Kernel com o novo“initrd”. Como
root, digite o seguinte comando:
$ update-grub
Ele localizará o novo Kernel e instalará.
8. O que é um gerenciador de pacote no sistema operacional Linux.
gerenciador de pacotes instala, remove e atualiza pacotes. Essa é uma definição simples, mas um gerenciador de pacotes moderno pode fazer bem mais do que isso. Ele pode se conectar automaticamente a umrepositório, baixar um programa, verificar e resolver suas dependências, listar pacotes, listar dependências, fazer buscas na lista de pacotes, ordenar a lista e adicionar e remover repositórios. Pode ainda especificar um repositório para um pacote específico e bloquear atualizações de outros pacotes, verificar os checksums e as assinaturas digitais para garantir a integridade dos pacotes, fazeratualizações automáticas e remover dependências ao desinstalar programas.
9. Quais são os principais gerenciadores de pacotes entre as distribuições Linux
10. main: O repositório principal, que inclui os softwares suportados oficialmente pela equipe do Ubuntu. Este repositório inclui um número relativamente pequeno de pacotes, incluindo os pacotes do GNOME (e os outros softwares instalados porpadrão), os pacotes de internacionalização e alguns poucos pacotes adicionais. É basicamente o mesmo conteúdo da versão em DVD.
11. restricted: Este repositório inclui os drivers da nVidia, da ATI e alguns módulos adicionais para o kernel (agrupados no pacote "linux-restricted-modules") que possuem o código-fonte fechado, ou possuem restrições com relação à modificação ou distribuição. Agrupá-los em umrepositório separado foi a solução encontrada pela equipe do Ubuntu para poder distribuí-los como parte da distribuição.

12. Estes drivers são gerenciados de maneira automática pelo gerenciador de drivers restritos ("Sistema > Administração > Drivers de hardware") que se encarrega de detectar os componentes e perguntar se você deseja ativar os drivers correspondentes.

13. universe: Comoo nome sugere, o Universe inclui quase todos os demais pacotes, um conjunto que ultrapassa a marca dos 20 GB de arquivos. Ele é basicamente um snapshot do repositório do Debian Unstable, que recebe uma rodada de testes e correções antes de ser disponibilizado ao público. A grande diferença em relação aos pacotes do repositório main é que eles não são oficialmente suportados pela equipe...
tracking img