Trabalhos didáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER


PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL-MATERIAIS
DIDÁTICOS



MICHELE S. SANTOS, RU: 921929

REATÓRIO PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- MATERIAIS DIDÁTICOS
APRESENTADO A UTA – EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DFO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER.
TUTOR LOCAL: ANA
CENTRO ASSOCIADO:JARAGUÁ DO SUL



                                                         JARAGUÁ DO SUL
2013

INTRODUÇÂO

O presente trabalho tem como objetivo discutir os saberes dos professoressobre a utilização de materiais no ensino, a partir da análise discursiva desses enunciadores. , mas principalmente daqueles provenientes da experiência cotidiana em sala de aula, acredito que a análise desses discursos possa contribuir para compreendermos as relações estabelecidas entre prática docente e material didático, auxiliando no direcionamento e formulação de propostas de formação docente quevenham de encontro ao desenvolvimento da profissionalização quanto a utilização de materiais didáticos.

Fazer uso de um material em sala de aula, de forma a tornar o processo de ensino aprendizagem mais concreto, menos verbalístico, mais eficaz e eficiente, é uma preocupação que tem acompanhado a educação brasileira ao longo de sua história. Historicamente, o uso de materiais diversificadosnas salas de aula, alicerçado por um discurso de reforma educacional, passou a ser sinônimo de renovação pedagógica, progresso e mudança, criando uma expectativa quanto à prática docente, já que os professores ganharam o papel de efetivadores da utilização desses materiais, de maneira a conseguir bons resultados na aprendizagem de seus alunos.

OS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

EDUCAÇÃO – ENSINO- PESQUISA
  EDUCAÇÃO

  O desenvolvimento do ser humano está intimamente ligado aos processos de aprendizagem, sendo estes formas de aquisição do conhecimento que permitiu a toda a experiência da transformação, pois ao aprenderem, todas as pessoas
se modificam (PAR, 2, 2003). Assim, a ação educativa, evidenciada a partir de sua prática, permite á pessoas darem saltosna aprendizagem e no desenvolvimento. É o resultado do que se consegue fazer com a ajuda da outra para que se consiga   fazê-lo sozinha   (VIGOTSKY, apud OLIVEIRA ,1992).
  Paim (1992), afirma que para ocorrer aprendizagem é necessário um envolvimento duplo, daquele que possui o conhecimento e ensina e daquele que aprende. E por não ser o conhecimento algo nem ético, que nasce com a pessoa, temque ser aprendido. A educação, portanto, deve possibilitar ao sujeito aprender para transformar e dar continuidade á história da humanidade (RAMOS, 2001).
  A aprendizagem escolar conforme aponta Weiss (2004), pode ser vista por intermédio de perspectivas internas externas ao sujeito, estando entre as externas e influência da sociedade na educação escolar, com sua cultura, oportunidadepolítico-sociais e econômicas, ideologias, etc. e a influência da proposta escolar, com suas concepções, metodologias, conteúdos e recursos empregados. A perspectiva interna se encontra ligada ao aluno em si, ou seja, á sua predisposição interna de aprendizagem.
  Educação é definida por Maroto (1995, p3) como: “estratégia básica de formação humana, aprender a aprende, saber pensar criar, inovar, construirconhecimento, participar etc.’’

ENSINO

  Para Preti (1996), ensino “representa instrução, socialização de informação, aprendizagem tec.”
  O termo ensino, para landim (1997), está ligado ás atividades de treinamento, adestramento.
  O termo ensino remete-se ao professor, e aprendizagem, está direcionada ao aluno.
  De acordo com Gana (2007.p, 49), “os objetivos de aprendizagem devem...
tracking img