Trabalhos de processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
31 DESCOBERTAS SOBRE LIDERANÇA

Querência-MT
2009

Introdução
Neste trabalho iremos ver e entender o que é ser um líder de sucesso, o que fazer para chegar lá e quais são os desafios enfrentados.



Boa leitura!


Comportamento Organizacional
31 Descobertas Sobre Liderança

Como sabemos o comportamento organizacional é o estudo sobre as pessoase os grupos existentes em uma organização, seja ela pequena média ou grande. Ela tem como objetivo entender e prever as ações das pessoas para assim evitar perdas. O comportamento organizacional ajuda a entender os grupos para que possamos liderá-los e guia-los, em meio às mudanças existentes, para o sucesso da empresa visando seus objetivos.Sabemos que o mundo em que vivemos está em constantesmudanças, é o avanço da tecnologia, mudanças climáticas, mudanças nas paisagens naturais e até na arquitetura criada pelos Homens, tudo isso afeta a vida pessoal, emocional e racional do ser humano.
Assim, tudo o que acontece na vida das pessoas afeta de forma significativa na estrutura e cultura da empresa. E como a cultura da empresa é a “alma” dela, os lideres devem saber como controlar osgrupos mantendo-os no sistema de lucros estabelecidos. Por isso o comportamento organizacional e um estudo ilimitado que vive sempre em constantes reajustes e deve ser sempre estudado e observado pelos lideres.
Em uma recente pesquisa, Leadership Forecast 2005-2006, realizado pela firma de consultoria Development Dimensions International (DDI) que trás por titulo “31 descobertas sobre liderança”,faz um estud sobre os tipos de lideres e suas classificações existentes no mundo e qual são os mais procurados pelas empresas atuais conforme suas necessidades. As 31 descobertas são subdivididas em seis tópicos: Eficácia, Desenvolvimento de Liderança, Rotatividade, Sucessão, Pressões e Motivações.
Vamos ver cada um dos tópicos e ao observá-los saberemos como dividi-los e aproveitar todas asinformações em nossa vida de forma pessoal e profissional e assim poderemos nos tornar lideres de sucesso e bem visados no mundo empresarial.
Para começar devemos saber e entender que eficácia e eficiência embora sejam bem parecidas não é a mesma coisa. Um líder eficaz é aquele que alcança as metas estabelecidas pela empresa, tanto financeira quanto organizacionais. Após entrevista de 4.559 lideres e944 profissionais da área de recursos humanos de vários países, concluiu-se que para os lideres o reconhecimento de seus feitos é uma prioridade, é como uma injeção de motivação que os permite ir sempre além do esperado. Pois com o reconhecimento eles garantem para si mais respeito e confiança própria e autonomia para tomar decisões difíceis e criar novas estratégias que aumente o sucesso daempresa, a melhor colaboração dos funcionários em geral e a conquista de novos clientes.
Mas para que tudo isso aconteça, eles devem saber como mobilizar e motivar a equipe, fazendo com que eles se sintam importantes e necessários para a organização, assim como fiéis à empresa. A grande maioria dos lideres fracassam por não saber lidar com as pessoas da organização de forma correta, as pessoas dasorganizações não é apenas os funcionários, mas sim o geral que a empresa envolve como também clientes e fornecedores. Esse conhecimento se adquire através da comunicação e nas tentativas de erros e acertos e não só pela teoria de livros escritas por grandes autores. A maior parte do eu-líder se descobre praticando a liderança.
Um líder tem que saber ser firme toda vez que precisar, líder que tem umaposição firme impõe respeito, eles aumentam o percentual de sucesso, pois são espelhos para quem quer subir de cargo em uma empresa.
E uma boa oportunidade para tais é o desenvolvimento de liderança. Este tópico abrange desde a parte de desenvolvimento de novos lideres através de cursos e programas de treinamento até a parte de oportunidades de desenvolvimento dos mesmos dentro da própria...
tracking img