Trabalhos de nr 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| MEC – SETECSERVIÇO PÚBLICO FEDERALINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁCAMPUS BELÉMDISCIPLINA: Biologia da Conservação DOCENTE: Profa. Dra. Maria Elisa de C. Almeida| |
EXERCÍCIO 2ª bi (6,5 pontos)

NOME:________________________________________________ DATA:_____________

1- Como pode ser definida a biogeografia e quais suasprincipais linhas de pesquisa aplicadas à conservação da natureza? (0,75)
é a ciência que estuda a distribuição dos seres vivos, com o objetivo de entender os padrões de organização espacial e os processosque resultaram em tais padrões. A distribuição dos organismos não foi e nem é gerada ao acaso, os processos são repetitivos e obedecem aos padrões que geralmente são determinados pelo ambiente.
2-Por que é importante conhecer a distribuição geográfica das espécies para definir estratégias de conservação da biodiversidade? (0,5p)

Um dos propósitos mais elementares da biogeografia é estudara distribuição das espécies. A percepção de que a distribuição geográfica dos organismos é determinada pela ocorrência de condições ambientais adequadas é antiga. Contudo, recentemente o aumento nointeresse sobre a modelagem da distribuição de espécies foi motivado pela disponibilização de uma grande quantidade de dados ambientais e da ocorrência das espécies, facilitando a produção de mapas combase na extrapolação das relações entre as variáveis ambientais e a presença da espécie em pontos no espaço. Esse conhecimento nos permiti vislumbrar o numero estimativo de espécie que se encontramgeograficamente distribuidos naquele local, e assim, determinar o seu grau de ameaça e consequentemente a necessidade de estabelecimento nesta região de uma área e proteção.

3- O que é análise delacunas (gap analysis) e qual sua importância? (0,5p)
comparação entre as prioridades de conservação da biodiversidade entre as áreas de proteção existentes e as propostas. A importância desta...
tracking img