Trabalhos de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UMA MISSÃO POSSÍVEL?


Maria da Silva
Prof.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – Prática Educativa Módulo II


RESUMO

O conceito de escola inclusiva enquadra-se no principio da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos os alunos, sem execepção, têm direito, pretendendo significar que todos os alunosdevem ser incluidos no mesmo tipo de ensino. Isto é proposto no plano dos principios, porque na realidade ha que entender às diferenças individuais, no sentido de potencializar o desenvolvimento de acordó com as características de cada aluno, o que implica a flexibilização da organização escolar, das estrategias de ensino, da gestão dos recursos e dos currículos. A escola inclusiva pretende marcar apassagem de um modelo tradicional,em que havia turmas especificas do ensino especial, centrado no professor de educação especial, para um novo modelo em que os alunos com necesidades educativas especiais são incluidos nas turmas ditas “normais”.Esta incluso ocorre, não apenas nas atividades curriculares, mas também em todas as outras atividades que envolve os demais alunos, para que as demaiscrianças possam aceita-la e respeita-las,o que é fundamental, inclusivamente em termos de cultura escolar. Para tanto devemos adquirir capacidade de sentir-se percebendo um ganho enriquecedor na aprendizagem, em lugar de um problema.

Palavras-chave: Escola inclusiva. Inclusão. Igualdade

1 INTRODUÇÃO

A criança quando nasce, é um ser puramente biológico, pronto a receber qualquer tipo deinfluencia. È no grupo que nasce – a família – que decorre o processo inicial de integração social. O processo de socialização obriga a criança adapte os seus comportamentos biologicamente determinados às praticas culturais do grupo social a que pertence. Os valores, as atitudes, os conhecimentos adquiridos no seio da família visam tornar o individuo apto a responder de forma adequada a diferentessituações.

No entanto, a família precisara de apoio e colaboração da escola nesse processo de integração e socialização do individuo, de uma forma mais especial ainda quando se trata de uma criança dita “diferente”. Sendo a escola uma instituição que transmite os conhecimentos necessários para a aprendizagem, que irão permitir ao individuo exercer um papel no aparelho produtivo. Contudo a escolatem outra função essencial: veicular as normas sociais, as noções éticas e os ideais da sociedade. Compreender que a escola é parte constituinte da sociedade moderna e assume papel importante na consolidação de determinados valores que a sociedade impõe. Este trabalho tem como tema educação inclusiva o objetivo principal é discutir sobre a preparação que a escola deve ter para atender criançascom necessidades. Para discutir tais questões temos que apresentar ainda o que o papel que a escola desempenha na sociedade.

Por tudo isso podemos afirmar que a família e a escola tem papel muito importante, papeis esses que complementam no processo de desenvolvimento e integração da criança ao longo do seu percurso. Família e escola tornam-se os dois motores de aprendizagem e desenvolvimentopara a criança. A escola tem a responsabilidade de não trabalhar apenas com o modelo de aluno normal, mas também com aqueles que não seguem esta mesma regra.

Lugar de encontros e desencontros Porém é preciso esclarecer que não somente o ambiente escolar que não está familiarizado com esta descontinuidade de perfil do ser humano, mas a sociedade como um todo. Como conseqüência disso, vivenciamosas desigualdades sociais manifestadas em diferentes tipos de exclusão, em diferentes segmentos sociais.

Durante este trabalho vou falar de forma bem resumida, sobre o que é educação inclusiva, percorrendo o caminho e os olhares construídos sobre as pessoas com deficiência e em seguida abordarei as representações no cotidiano escolar, professores, alunos e família na tentativa de construirmos...
tracking img