Trabalhos de ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho em sala de aula – Ensino religioso
Nomes:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora: Marilene O. de Moraes 9° ano 1 4° bimestreData:______________
Dalai Lama
Tenzin Gyatsu
Dalai lama é um título dado aos líderes do budismo, o atual Dalai Lama, o 14º chama-se Tenzin Gyatsu.
Dalai:significa Oceano (em mongol –povos mongóis)Lama: palavra tibetana para mestre.
Budismo Tibetano -  Desde 1642, o Dalai Lama é a autoridade suprema no Tibete.  De acordo com o budismo tibetano, quando o Dalai Lama morre, ele reencarnaem uma criança, que assumirá seu lugar como chefe político e religioso.
Biografia
Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.Com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, ThubtenGyatso.Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa no Tibet.
Seus esforços para alcançar uma solução pacífica para o problema Chines-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da política chinesa, no leste do Tibet, dando origem a um levante popular. Esse movimento de resistênciaespalhou-se por outras partes do País, e em 10 de Março de 1959, Lhasa, a capital do Tibet, explodiu em um grande levante. As manifestações da resistência tibetana exigiam que a China deixasse o Tibet, reafirmando a sua independência e que Dalai Lama saísse do país para continuar no exílio a luta pela libertação. Sua Santidade seguiu para a Índia, que lhe concederam asilo político, acompanhado deoutros oitenta mil refugiados tibetanos. Hoje há mais de 120.000 tibetanos vivendo como refugiados na Índia, Nepal, Butão e no Ocidente. Desde 1960, Sua Santidade reside em Dharamsala, uma pequena cidade no norte da Índia, apropriadamente conhecida como "Pequena Lhasa", por sediar a sede do governo tibetano no exílio.Com o estabelecimento do Governo Tibetano no Exílio, Sua Santidade percebeu que atarefa mais imediata e urgente era lutar pela preservação da cultura tibetana. Fundou 53 assentamentos agrícolas de larga escala para acolher os refugiados; idealizou um sistema educacional tibetano autônomo (existem hoje mais de 80 escolas tibetanas na Índia e Nepal) para oferecer às crianças refugiadas tibetanas pleno conhecimento de sua língua, história, religião e cultura.
Em 1959 criou oInstituto Tibetano de Artes Dramáticas; o Instituto Central de Altos Estudos Tibetanos se transformou em uma universidade para os tibetanos na Índia. Sua Santidade inaugurou vários institutos culturais com o propósito de preservar as artes e ciências tibetanas, e ajudou a restabelecer mais de 200 monastérios para preservar a vasta obra de ensinamentos do budismo, a essência do espírito tibetano.Simplesmente um monge budista
Sua Santidade o Dalai Lama freqüentemente diz: "Eu sou simplesmente um monge budista — nem mais nem menos." Ele realmente segue os preceitos da vida de um monge. Vivendo em uma pequena cabana em Dharamsala, levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para meditar, e cumpre uma atribulada agenda de encontros administrativos, audiências particulares, ensinamentos ecerimônias religiosas. Conclui o dia, sempre, com orações. Ao revelar as suas maiores fontes de inspiração, ele normalmente cita seus versos favoritos, encontrados nos escritos do reconhecido santo budista Shantideva:
Enquanto o espaço existir,
enquanto seres humanos permanecerem,
devo eu também permanecer
para dissipar a miséria do mundo.
Eu sempre me considerei como um simples monge...
tracking img