Trabalhos de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODOÇÃO
O tétano ainda apresenta um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Nas regiões com redução da incidência, observou-se melhorias das ações de prevenção, com aumento de coberturas vacinais na infância e medidas gerais de desenvolvimento educacional e social.
Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido suportando dor fisica e vivenciando sensação demorte iminente provocada pelos espasmos e contraturas musculares. Mais frequente no sexo masculino, devido á e´posição do homem aos traumaistismo no desepenho das atividades ocupacionais. Em alguns países, o tétano acidental apresenta sazonalidadee o período do ano com maior número de casos coresponde á primavera e verão, pela exposição a traumatismos nas atividades ao ar livre, de lazer e detrabalho agrí-cola intensificadas nestes período.
*OBJETIVO
Este estudo objtivou analisar as implicações do tétano e as ações da saúde pública frente á prevenção do tétano pela população brasileira.Para desenvolvimento deste, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida aparti de alguimas referencias como livro e programas do Ministerio da sasúde , As leiturasestes material permitiram fazer um incursão desde aspecto clinico do tétano, passando pelo diagnóstico ,tétano neonatal,tétano acidental até oa meios disponivel para prevenção, con destaque para a vacinação, as ações desde educção em saúde eo pré-natal. Destaca-se que a educação continuada dos profissionais de saúde em especifico , e dos profissionais da euqipe de saúde da familia sobre asmedidas de prevenção , é de suma importância.

* ASPECTOS CLÍNICOS DO TÉTANO

não contagiosa causada pelo Clostridium tetani, produto de exotoxinas que se fixam ao sistemO tétano é uma doença infecciosa a nervoso.
*AGENTE ETÍOLOGICO
Clostridiumtetani, bacilo gran-positivo, anaeróbico, esporulado.
*RESERVATÓRIO
Camadas superficiais do solo especialmente contaminads por fezes e até na pelehumana.
Os esporos podem sobreviver no solo seco por dez anos ou mais, podendo ser encontrado no aparelho gastrintestinal de animal e humano sem causar a doença.
Em sua vegetativa o Clostridium tetani produz três toxinas, sendo a tetanospasmina
e´ponsavel pela patogenia do tétano (contraturasmusculares).
*MEIOS DE CONTAMINAÇÃO
No tétano neonatal a infecção ocorre por contaninação quando sãoutilizados instrumentos para secção do cordão umbilical, fios contaminados para ligaduras do coto umbilical e substâncias contaminadas na ferida umbilical, por exemplo; teia de aranha, esterco, óleos, eto...
No tétano acidental ferimento provocado por instrumentos préfuro-cortrantes, lacerações, infecção dentária pós-cirúrgicas, inecção pós-aborto, infecção pós-queimaduras.
*TRANSMISSIBILIDADE: Não existe direta ou indiretamente.
* PERÍODO DE INCUBAÇÃO
Tétano neonatal; aproximadamente 7 dias , variando entre 2 a 28 dias.
Tétano acidental; aproximadamente 10 dias, variando entre 2 a 21 dias.
*VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
*Definição de caso de Tétano Neonatal
Todo recém-nascido que nasceue sugou bem e que após as primeiras 48 horas de vida e até o 28 dias após o nascimento, começou aapresentar dificuldades para mamar, ou sugar, independente do estado vacinal da mãe, do local e dias condições do parto.
Todo óbito ocorrido entre o 2 e o 28 dias de vida cuja acausa da morte não foi esclarecido.
* CASOS CONFIMADOS DE TÉTANO NEONATAL
Todo recém-nascido que enasceu e sugou bem e que após as primeiras 48 horas de vida e até o 28 dia após o nascimento apresentoudificuldades para mamar ou sugar e apresentou dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas; trismo, contratura permamente dos músculos da mimica facial, contratura labial, olhos cerrados, pele da região frontal pregueada, hiper- flexão dos membros superiores, crises de contraturas musculares, aos estimulos luminosos, ao toque ou ao manuseio, com sinais inframatórios ou não do coto umbilical.
*CASO...
tracking img