Trabalhos de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As práticas de saúde monástico-medievais focalizavam a influência dos factores sócio-económicos e políticos mediavais e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com ocristianismo. Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval compreendido entre os séculos V e XIII.

Foi um período quedeixou como legado uma série de valores que, com o passar dos tempos, foram aos poucos legitimados a aceites pela sociedade como características inerentes à Enfermagem. A abnegação, o espírito de serviço,a obediência e outros atributos que dão à Enfermagem, não uma conotação de prática profissional, mas de sacerdócio

a Enfermagem foi a profissão com maior e mais rápido desenvolvimento nos últimos20 anos, adquirindo autonomia no ensino, enquadramento no ensino superior com atribuição de grau de Licenciatura e com Exercício de funções orientado e controlado por uma entidade própria - A Ordemdos Enfermeiros ( falando da realidade da Enfermagem Portuguesa ). A Enfermagem é na actualidade encarada como uma mais valia na melhoria ds cuidados de saúde e da política e ecónomia de saúde, comparticipação activa na Investigação e com estudos visando Mestrados e Doutoramentos em Ciências de Enfermagem. 

As práticas de saúde monástica- medievais focalizavam a influência dos fatoressócio-econômicos e políticos, além da relação destas com o cristianismo. Essa época corresponde ao aparecimento da enfermagem, ainda como prática leiga, desenvolvida por religiosos.
Durante os movimentosrenascentistas e Reforma Protestante, a enfermagem ficou enclausurada nos hospitais religiosos, permanecendo empírica e desarticulada durante muito tempo. Os hospitais naquela época eram locais insalubres,considerados depósitos de doentes.
Sob exploração deliberada, a enfermagem foi considerada um serviço doméstico, pela queda dos padrões morais que a sustentava, tornando-se indigna e sem...
tracking img