Trabalhos da vanessa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Enfermagem
Exercício profissional na Enfermagem


Gisely Priscilla F. Oliveira RA:6661434400
Vanessa Ap. de Oliveira RA: 6621343573




Atividades Práticas Supervisionadas-ATPS


Prof.ª: Erica Reis






Anápolis 2013
Tecnologia Assistências e Sistematização daAssistência em Enfermagem:

Com Florence Nightingale, no século XVIII a enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura de atividade caritativa, intuitiva e empírica. Nesse sentido, vários modelos assistenciais foram e estão sendo desenvolvidos, baseados em novos conceitos e teorias de enfermagem. Essesmodelos têm como finalidade precípua o gerenciamento da assistência, com levantamento de dados de saúde sob a ótica do cuidado.

CONCEITO:

Um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos. E humanos nas assistências ao paciente e caracterizar suas praticas profissional, colaborando na definição do seu papel. O ponto central da sistematização dasassistências de enfermagem e guiar as ações de enfermagem afim de que possa atender as necessidades individuais do cliente-família comunidade. Através dela e possível identificar as respostas do cliente-família comunidade e atender as necessidades afetada e prevenir futuros agravos. A necessidade de sistematizara a assistências de enfermagem aliada ao suporte de tecnologia de informações já sefazia presente na instituição em questão. Prática de cuidar em enfermagem abordou-a sistematização da assistência de enfermagem e o processo de enfermagem como tecnologias para o cuidado. Tecnologias assistências são aquelas tecnologias que incluem a construção de um saber técnico-cientifico resultante de investigações, aplicações de teorias e da experiência cotidiana dos profissionais e clientela,constituindo-se, portanto. Num conjunto de ações sistematizadas, processuais e instrumentais para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano em todas as suas dimensões; o ser físico, ser psíquico, o ser espiritual, ser social, ser intelectual o ser que pensa ,sente, aspira e deseja o ser que age. Ser de relações, ser particular e coletivo.
Portanto, a aplicação de um Sistemada Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que através de um método e evidências científicas estabelece estratégias para identificar situações de saúde/doença, planejar as intervenções, prescrever e avaliar as ações de Enfermagem, que contribuem para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde do indivíduo, família e comunidade. Devemos utilizar oProcesso de Enfermagem porque ele lhe permite utilizar seu conhecimento e habilidade de uma forma organizada e orientada para a meta. No processo de enfermagem a assistência é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente, sendo então redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratado possam ter acesso ao plano de assistência.


HISTÓRICO

O Histórico deEnfermagem consiste de "um roteiro sistematizado para o levantamento de dados que sejam significativos para a enfermagem sobre o paciente, família ou comunidade, a fim de tornar possível a identificação dos seus problemas de modo que, ao analisa-lo adequadamente, possa chegar ao diagnóstico de enfermagem" Num levantamento realizado entre as enfermeiras que executavam o histórico de enfermagem,constatou-se que o tempo médio gasto na aplicação. Histórico de enfermagem também é denominado por levantamento, avaliação e investigação que, constitui a primeira fase do processo de enfermagem, pode ser descrito como um roteiro sistematizado para coleta e análise de dados significativos do ser humano, tornando possível a identificação de seus problemas.
A partir do estudo fica evidenciada a importância...
tracking img