TRABALHOS DA FLORISMAR PREVEN O DA INFEC O HOSPITALAR

3706 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO DE BIOMEDICINA

PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HOSPITALAR
FLORISMAR PENHA SILVA

PROF. ORIENTADOR:
ADRIANO RIOS

TAGUATINGA/DF – 2015

INTRODUÇÃO
As infecções hospitalares resultam de situações especiais do corpo humano, as quais causam alterações das condições orgânica e imunológica do paciente, deixando-o mais susceptível, na relação com o ambiente hospitalar, à adquirir infecções. Por outro lado, advém desta mesma relação, com a organização do trabalho que se mostra diretamente na ação do trabalhador, que justifica, através da necessidade apresentada pelos indivíduos, a utilização de procedimentos invasivos, no processo de cuidados diretos.
Quanto a isto, salienta-se que cerca de 1/3 de todas as infecções hospitalares é previsível. Este dado serve de alerta para as equipes atuantes e para toda a comunidade hospitalar. Se muito da ocorrência destas infecções está na dependência da organização do trabalho, na referência da assistência prestada pelas equipes aos pacientes e se, no mínimo um terço pode ser evitada, está posto na ação do trabalho desenvolvida pelo profissional da saúde que, por meio de sua mente e mãos, imprime movimento organizativo ao trabalho, a responsabilidade por esta redução.
Esta responsabilidade, no entanto, exige instrumentos de saber que se expressam por fundamentação teórica e experiência prática. Exige, também, reflexão sobre as ações realizadas no cotidiano de trabalho e sua necessidade real. Requer, ainda, a compreensão de que a prevenção e o controle das infecções hospitalares (no sentido da vigilância à saúde no ambiente hospitalar) não são considerados apenas na existência de um órgão prescritivo e normativo, como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), mas sim, na construção conjunta de um trabalho, no qual cada profissional da área da saúde apreenda de que este problema é coletivo, mesmo aparecendo, de imediato, no corpo de um individuo sozinho. Desta forma, a vigilância da

Relacionados