Trabalhos autorais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU

Denise Lima de Melo

PSCICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL

Novembro, 2012
Denise Lima de Melo

PSCICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Psicologia Organizacional, no Curso de
CiênciasContábeis, na Universidade Mauricio de Nassau.

Prof. Aracely Gadelha

Novembro, 2012
RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido para facilitar a capacidade de entender um pouco mais sobre o assunto abordado, Percepção e Tomada de Decisão Individual. O objetivo é disponibilizar aos alunos um modelo de apresentação de trabalho acadêmico para ser utilizado durante a finalização do curso de PsicologiaOrganizacional. Bem como a definição de percepção e os fatores que a influenciam, explicar a teoria da atribuição e seus determinantes, identificando as simplificações que os indivíduos utilizam para fazer julgamentos sobre os outros principalmente dentro da empresa. Também focalizar na relação entre percepção e tomada de decisão, aplicar o modelo racional de tomada de decisão comparado aracionalidade limitada e a intuição, apontar vieses ou erros comuns que acontecem durante esse período perceptivo, explicar como as diferenças individuais e restrições organizacionais afetam a tomada de decisões, comparar os critérios éticos e discutir sobre criatividade.

Palavras–chave: Percepção, tomada de decisão, teoria da atribuição, modelo racional, racionalidade limitada, intuição, vieses, erroscomuns, diferenças individuais, restrições organizacionais, critérios éticos e criatividade.

“Uma decisão razoável para um problema bem definido é melhor que uma solução excelente para o problema errado”.
Hammond
I – PERCEPÇÃO

É o processo pelo qual as pessoas organizam e interpretam sua mente para dar sentido ao ambiente. Porem, o que esta mesma pessoa percebe pode ser substancialmentediferente da realidade objetiva de outra.
A percepção é importante para o estudo do comportamento organizacional, porque tal comportamento baseia-se em sua percepção da realidade e não na realidade em si.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
Atuam moldando e distorcendo nossa percepção sobre a realidade. Estes fatores são destrinchados como:

- O Observador: Influenciada pelas característicaspessoais do observador (atitudes, interesses, experiências).
- O Alvo: As características do alvo podem afetar a percepção, e influenciam a forma como ele é percebido.
- A Situação: O contexto dentro do qual percebemos os objetos ou eventos é muito importante. Também é um fator importante, quando se percebe que um objeto ou evento é observado pode influenciar a atenção, bem como outros fatoressituacionais. Isso acontece quando a situação entre alvo e contexto se modifica.

II - TEORIA DA ATRIBUIÇÃO

A teoria da atribuição é uma proposta de explicar a forma como julgamos diferentemente às pessoas, dependendo do sentido que atribuímos a um dado comportamento.
É conhecida como percepção de pessoas ou percepções que as pessoas formam uma das outras.
Sabemos que somos julgados pela leida natureza, principalmente pelo fato de possuirmos crenças, motivações ou intenções. Exatamente por tentarmos explicar os motivos de seus comportamentos.
Desse modo, sabemos que nossa percepção e julgamento das ações de um individuam, portanto serão significadamente influenciadas pelas suposições que fazemos sobre seu estado espiritual.

Logo, define-se TEORIA DA ATRIBUIÇÃO como tentativas dedeterminar se o comportamento de um indivíduo é de causa interna ou externa.

O comportamento motivado por causa interna são aqueles vistos como sob controle do indivíduo. Já o comportamento de causa externa é aquele em que imaginamos ter sido provocado por uma situação enfrentada pelo indivíduo. Essas determinações, contudo dependem de três fatores fundamentais:

- Diferenciação: Refere-se...
tracking img