Trabalhos adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O numeroso aumento de transtornos ligados a imagem corporal é um assunto em destaque nos âmbitos científico e midiático. Na sociedade atual há uma busca enérgica por um modelo estereotipado namídia, modelo este difícil de ser atingido. Novaes e Vilhena, (apud 2003), destaca o quanto a imagem da mulher e feminilidade ainda está associada a um modelo de beleza e por isso ocorrem os desvios empadrões socialmente estabelecidos e aceitos . Destacando-se assim como modelo de feiúra, pessoas com excesso de gordura¸ ou apenas acima do peso descrito pela ditadura da moda.
Segundo Schilder apud(1994), a imagem corporal é a figura do nosso próprio corpo que formamos mentalmente, ou seja, o modelo em que o corpo nos é apresentado.
Thompson apud(1996), apresenta o conceito de imagem corporalenvolvendo três componentes:
* Perceptivo, relacionado à precisão da percepção da própria aparência física, em que envolve a estimativa do tamanho corporal e do peso.
* Subjetivo, envolveaspectos da satisfação com a aparência, grau de preocupação e ansiedade a esta associada.
* Comportamental, direcionadas a situações evitadas pelo indivíduo por experiências de desconforto associadoà aparência corporal.
A anorexia nervosa e a bulimia nervosa, deriva-se de um padrão comportamental grave, relacionado aos alimentos, mostrando um controle patológico relacionado ao peso corporal edistúrbios perceptivos do formato do corpo. A anorexia é expressada num medo exacerbado ao ganho de peso e de tornar-se um obeso, há uma supervalorização da imagem, chegando ao nível de ver-sedimensionada em sua imagem refletida no espelho, ao que foi descrito na literatura como distorção da imagem corporal.
Na literatura descrita por Russell apud ( 2002), a bulimia nervosa é descrita como umaurgência poderosa e irresistível de comer exageradamente, e à partir daí aparecem comportamentos compensatórios consequentes, apresentam vômitos, uso indiscriminados de laxantes e diuréticos, abuso...
tracking img