Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Estratégia e Competitividade no Agronegócio
Professor: Adm. Kellerman Godarth
Aluno:
Data:

FICHAMENTO SIMPLES

1.Identificação da fonte
PASSOS, Elizete. Ética nas Organizações. Cap. 3. São Paulo: Atlas, 2004.

2. Objetivos
O capítulo do livro aqui fichado pretende analisar as bases valorativas que asorganizações produtivas vêm seguindo, tendo em vista construir o contexto necessário ao estudo dos valores morais empresariais.

3. Principais Conceitos
Os principais conceitos de referênciapara entendimento do texto, e por conseqüência do tema estudado, são os de valor, razão (objetiva e subjetiva), concepção axiológica objetivista, subjetivismo axiológico e ethos organizacional.
Oconceito de valor tem várias definições, porém para o nosso estudo uma delas é particular, sendo “o valor, do latim valore, é a qualidade pela qual nós escolhemos alguma coisa em detrimento de outra,ou a estimamos mais ou menos” (p. 52).
A razão, na visão de Bruger (1977) é “a faculdade cognoscitiva intelectual em oposição à sensibilidade; é, pois sinônimo de entendimento” (p. 53). JáHorkheimer (1946) define razão objetiva, que é aquela que “denota como essência uma estrutura inerente à realidade que, por si mesma, exige um modo específico de comportamento em cada caso, seja uma atitudeprática, ou seja, teórica” (p. 55), e razão subjetiva, que se caracteriza pela “capacidade de calcular probabilidades e desse modo coordenar os meios concretos com os fins determinados” (p. 55).Nas palavras da autora “a identificação do bem como valor, onde ele ao lado do bom e do belo possuíam existência imutável e absoluta, fomenta a concepção axiológica objetivista, que pressupõe aexistência de um reino específico dos valores, com vida própria e independente do sujeito” (p. 51). O contraponto deste posicionamento é o subjetivismo axiológico, “que transfere o valor do sujeito para...
tracking img