Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA RECOMENDACOES AO MEDICO QUE PRATICA A PSICANALISE

Freud reúne neste artigo algumas recomendações aos analistas acerca das regras e técnicas utilizadas, as quais foram desenvolvidas apartir das suas praticas e experiências longo dos anos, essa regras e técnicas sofreram algumas modificações com base nos resultados.
Freud, afirma que este artigo servira para poupar os médicos deesforços desnecessários e adverte que suas recomendações são pautadas em sua individualidade.
A primeira recomendação que Freud nos faz e acerca das anotações feitas sobre o paciente, ainda que oanalista atenda vários ao dia. Não deve ser dedicada atenção especial a qualquer informação trazida pelo paciente. Freud sugere que se deva utilizar a atenção flutuante, que esta consiste em evitar umafadiga da atenção, já que não se poderia manter por muitas horas , além de evitar o risco de inclinações por focar atenção em alguns pontos deixando outros de lado, fazendo escolha de algum materialsegundo nossas expectativas, correndo o risco de nunca achar algo além do que já se sabe. Freud, nos fala que não devemos esquecer de que tudo que escutamos do paciente só fara sentido posteriormente. Eregra de prestar atenção flutuante a tudo o que o paciente lhe relata, seria a contrapartida a exigência feita ao paciente, que deve comunicar tudo sem critica ou seleção. A regra para o analista seria“ manter toda influencia consciente longe de sua capacidade observação e entregar-se totalmente a sua memoria inconsciente”(p.150). O que se traduz em escutar e não sem preocupar em notar alguma coisa.Segundo Freud, se o analista se posicionar assim ele estará preparado para as exigências durante o tratamento. Pois as informações que se apresentam como desconexas no momento oportuno virao alembrança quando algo novo for trazido pelo paciente.
Freud, nos alerta também a respeito das notas, escrever sobre o que o paciente relatou não e indicado, pois ai também teria material pessoal do...
tracking img