Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
DÉCADA DE 20 À 70

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO__________________________________________Página 02
1910 – 1920____________________________________________Página 03
1920 – 1930____________________________________________Página 03
1930 – 1940____________________________________________Página 07
1940 –1950____________________________________________Página 11
1950 – 1960____________________________________________Página 15
1960 – 1970____________________________________________Página 19
1970 – 1980____________________________________________Página 22
CONCLUSÃO__________________________________________Página 26
BIBLIOGRAFIA_________________________________________Página 27INTRODUÇÃO


A propaganda, no Brasil, está no sangue. Muito antes dos vendedores por telefone, por catálogo ou pela internet existiam os primeiro vendedores, os mascates, ambulantes e tropeiros. E foi assim até a década de 50.


As maiores consumidoras do país eram as mulheres, melhor dizendo, as donas de casa que atraves detransportes mais modernos, bolsas, tecidos importados, coisas da China e da Ilha da Madeira eram levados aos lares brasileiros.


Com o surgimento das agencias publicitárias no Brasil, a economia começa a crescer por causa da industrialização de produtos nacionais e internacionais, estes sendo com mais influencia.


A influencia norte americana está muito forme nas publicidadesno Brasil.


O aparecimento do radio também foi glorioso em questões de publicidade, com o aparecimento de jingles que fixavam na mente dos consumidores.


A Televisão se torna um veiculo de comunicação muito utilizado na decada de 70, já que o periodo de Ditadura Militar no Brasil diminui o tempo dos anúncios na radio.


Ao passar das décadas, a publicidade impressaganha cor e mais identidade com a cultura (habitos e costumes) do Brasil, que em muito tempo era influenciada pela cultura dos norte americanos.












1910 – 1920


Nasce A Eclética, agência que se manteve em atividade por mais de 40 anos.


Nesta época os artistas plásticos funcionavam como diretores de arte de hoje e cuidavam das ilustrações.
Grandespoetas e escritores como Casemiro de Abreu e Olavo Bilac eram os redatores publicitários da época e inseriram o verso e a rima nos anúncios.


Exemplo: “ Aviso a quem é fumante, tanto o príncipe de Gales, como o Dr. Campos Sales, usam fósforos Brilhante”




1920 – 1930


A indústria automobilística instala as suas unidades de montagem no Brasil e o seu produtotorna-se um desejo de consumo.


A propaganda afina-se com os ventos reformistas da Semana de Arte Moderna de 1922, e o consumidor é estimulado a adquirir produtos importados para o seu conforto e decoração do lar.


Os anúncios ainda eram muito informativos e superadjetivados.


Apesar da crise política no Brasil a publicidade não se afetou, a economia começou a sedesenvolver por causa da industrialização após o poder do café com leite, que disponibilizava produtos nacionais e estrangeiros no mercado na qual o mesmo estava cada vez mais presente no comercio nacional e nas paginas de revistas, onde encontravam se os mais variados tipos de produtos, como por exemplo; roupas, remédios, automóveis e bebidas.


Com a presença de estrangeiros e suas industrias noBrasil, a publicidade evoluiu e desenvolveu-se antes do impulso industrial no pais.


Uma das industrias que chegaram ao pais na época foi a General Motors, que criou seu próprio departamento de propaganda, que veio a ser substituída em 1928 pela Tompson. A agencia veio para cuidar de seus interesses.


Em uma mistura de romantismo, ingenuidade e as vezes ate ousadia, a...
tracking img