Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da sociedade foi sempre muito complexa caracterizada por diversos critérios e posicionamentos, a periodização já não é mais tão importante, agora eles preocupavam-se mais com astransformações que aconteceriam nesta nova sociedade.
O capitalismo, modo de produção totalmente oposto e cheio de contradições, é super importante, pois desde o seu surgimento mostra-se como um divisor deáguas na história da sociedade, e na relação entre os homens. Apesar de ter suas origens já no período feudal, foi só na primeira metade do século XIX, sob os impactos da revolução industrial, que osefeitos do capitalismo começaram a entrar no contexto social. Esse processo de expansão do capitalismo gerou uma forma violenta na relação capital x trabalho.
Para Marx e Engel, a luta de classesera a principal abertura para a compreensão da história da humanidade, e essa luta encontra-se até os dias de hoje. Os trabalhadores reagiam contra o avanço dessa classe, pois lutavam por uma sociedadecoletiva, justa e sem classes. Naquela época com o surgimento das máquinas, houve a criação de uma força de trabalho, que era submissa a burguesia. A marcha expansionista da revolução industrial, ea da industrialização capitalista aumentavam por isso a necessidade de mais operários, promovendo assim mais qualidade de mão de obra, e aumentando a transferência do trabalhador da aldeia para acidade.
Agora o trabalhador não era mais submetido aos feudos, enquanto ele fosse portador da sua força de trabalho ele seria um “trabalhador livre”. No início do século XIX, ocorreu alterações nalegislação, onde eram a verdade medidas de proteção ao capital e aos seus possuidores, o investimento do capital era essencialmente através da oferta de trabalho,por isso era importante um grande númerode trabalhadores, para que com sua força de trabalho, produzissem mais e consequentemente expandisse o capital.
Os instrumentos que facilitavam a livre concorrência eram indispensáveis no mercado...
tracking img