Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus Universitário “Jane Vanini”

Departamento de Computação

Academicos:

Leonardo Ferreira, Elder Rodrigo, Alysson Ferreira, Fabricio Henrique

Prof: Carlinhos Viana

Tema:

Software Livre

Introdução
Em 1980 foram criados os primeiros projetos organizados de forma consciente para serem software livre, assim como foram estabelecidos os fundamentos éticos, legais e financeirosdesse movimento. Em 1984, Richard, então funcionário do laboratório de inteligência artificial do (AI Lab), deixou seu emprego e começou a trabalhar no Projeto GNU. Além disso, para institucionalizar o Projeto GNU, bem como obter fundos para desenvolver e proteger o software livre, de acordo com os princípios éticos que ele publicou no Manifesto GNU, Stallman fundou a Free Software Foundation(FSF). Dessa forma, definitivamente nomeado, nasce o Movimento do Software Livre.

Software Livre, software de código aberto ou software aberto é um conjunto de rotinas escritas, ele da ondem a uma maquina, e essas rotinas é oque chamamos de código fonte, ou seja, qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo, e a redistribuição.A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre, e com a disponibilização do seu código-fonte.

A Free Software considera um software como livre quando atende as quatro tipos de liberdade para os usuários, São eles:


  

Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade deestudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades; Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo; Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

As diferenças entre Software Livre e Código Aberto
Em 1998, um grupo de personalidadesda comunidade e do mercado que gravita em torno do software livre, insatisfeitos com a postura filosófica do movimento existente e acreditando que a condenação do uso de software proprietário é um instrumento que retarda, ao invés de acelerar, a adoção e o apoio ao software livre no ambiente corporativo, criou a Open Source Initiative, que adota o termo Open Source (Código Aberto) para se referiraos softwares livres, e tem uma postura voltada ao pragmatismo visando à adoção do software de código aberto como uma solução viável, com menos viés ideológico que a Free Software Foundation. Ao contrário do que muitos pensam, Código Aberto não quer dizer simplesmente ter acesso ao código-fonte dos softwares (e não necessariamente acompanhado das “4 liberdades” do software livre). Para uma licençaou software ser considerado como Código Aberto pela Open Source Initiative, eles devem atender aos 10 critérios da Definição de Código Aberto, que incluem itens como Livre Redistribuição, Permissão de Trabalhos Derivados, Não Discriminação, Distribuição da Licença e outros.

Os principais Exemplos de Software Livre
Alguns softwares livres notáveis são o Linux, Gnome, o ambiente gráfico KDE, ocompilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.

Os Principais Exemplos de Software Gratuito
OpenOffice.org Mozilla Firefox Pidgin Firefox VLC media player Evolution Audacity

 “Linux Educacional”
É uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC). Paraa versão 4.0, o MEC realizou um convênio com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Em julho de 1991, Linus Torvalds, um estudante finlandês da Universidade de Helsinki, de 21 anos de idade, divulgou sua primeira mensagem mencionando o seu projeto de construir um sistema livre...
tracking img