Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA? ORIGENS? Pode ser definida como um processo de interligação dos mercados de capitais aos níveis nacionais e internacionais, conduzindo ao aparecimento de um mercado unificado do dinheiro em escala global. A globalização financeira inscreve-se num processo histórico longo e complexo, conduzindo à mundialização da economia.
ALGUNS FATORES QUE SÃO BÁSICOS PARA COMPREENDER OPROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA. As inovações tecnológicas vinculadas à telemática, que baratearam enormemente as transações financeiras internacionais, e a criação de novos produtos financeiros como resposta à volatilidade das taxas de câmbio e de juros. A maior concorrência no sistema financeiro internacional, envolvendo, por um lado, os bancos e, por outro, as instituiçõesfinanceiras não bancárias. A expansão extraordinária dos fluxos financeiros internacionais, como resultado dos processos de desregulamentação dos mercados financeiros domésticos. A maior integração entre os sistemas financeiros nacionais, como resultado da liberalização cambial, da redução dos controles sobre o movimento internacional de capitais e das mudanças nas estratégias de diversificação deportfolio dos investidores institucionais (por exemplo, fundos de pensão, fundos de hedge, companhias de seguros) dos países desenvolvidos, que passaram a uma diversificação geográfica mais ousada.
A GLOBALIZAÇÃO TRADUZIU-SE NUMA "LIBERALIZAÇÃO DOS MERCADOS", COM A ABERTURA DAS FRONTEIRAS: como já dito, abertura externa dos mercados nacionais, em primeiro lugar; mas igualmente, dentro destes,rompimento dos compartimentos existentes: mercado monetário (dinheiro a curto prazo); mercado financeiro (capitais a mais longo prazo); mercado cambial (trocas de moedas); mercados a prazo....
QUE MEDIDAS ADOTAR DIANTE DA GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA? A globalização financeira levanta dois problemas principais: por um lado, a alocação desigual dos recursos financeiros sobre o planeta, em detrimento damaior parte dos países em desenvolvimento e, por outro, a instabilidade financeira que perturba o crescimento da economia mundial. As principais medidas propostas para assegurar a prevenção das crises são de duas ordens: melhorar a qualidade e a transparência da informação; Reforçar a proteção dos tomadores de recursos e a vigilância dos atores financeiros. Estas medidas são julgadasinsuficientes pelos economistas que defendem a aplicação da concepção keynesiana em relação aos mercados. Estes, os keynesianos, sugerem propostas para assegurar um controle global e reforçar o sistema financeiro internacional. Para eles: É necessário começar por suprimir os "buracos negros" da regulação financeira internacional. Certos atores, como os fundos especulativos, não são objeto de nenhumasupervisão.
CONCEITO DE VOLATILIDADE: A volatilidade é uma variável que mostra a intensidade e a freqüência das oscilações nos cotações de um ativo financeiro, o qual pode ser ação, título, fundo de investimento ou ainda, de índices das bolsas de valores considerado um determinado período de tempo. A vulnerabilidade externa significa uma baixa capacidade de resistência das economias nacionais frente afatores desestabilizadores ou a choques externos. O aumento extraordinário da volatilidade do sistema financeiro internacional ao longo das últimas décadas tem significado, de fato, uma maior vulnerabilidade externa, principalmente dos países em desenvolvimento, que têm problemas crônicos e estruturais de desequilíbrios nas contas externas.
MUNDIALIZAÇÃO? A mundialização é um processo deinterpenetração crescente das economias nacionais, tendendo, pois, a reduzir progressivamente o papel das fronteiras, a enfraquecer as regulações nacionais e a des-territorializar as atividades econômicas.
CÂMBIO: Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No caso do Brasil, a operação de câmbio se caracteriza pela troca de uma moeda estrangeira pelo seu contravalor em...
tracking img