Trabalhos abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SENAI “ROBERTO MANGE”

TRABALHO REC-M4C-12


CAMPINAS
2013
ESCOLA SENAI “ROBERTO MANGE”

TRABALHO REC-M4C-12

ALUNOS: Guilherme Brito





Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de TMC, do curso de Mecânico de Usinagem, turna,M4C da Escola Senai “Roberto Mange” ministrado pelo professor GASPAR NUNES.

CAMPINAS
2013

SUMARIO
* ManutençãoPreventiva
* Aumenta a confiabilidade
* Melhora a qualidade
* Diminui os custos
* Aumenta a vida útil
* Melhora Preditiva a segurança
* Manutenção
* TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA
* Conceito de Manutenção Preditiva
* Objetivos da Manutenção Preditiva
* Execução
* Análise da tendência da falha
* Estudo dos Óleos
* Vantagens



ManutençãoPreventiva
Muitas pessoas falam de evitar problemas, quem não quer?
Falamos, porém não colocamos em prática, manutenção preventiva é viável e pode evitar gastos desnecessários e surpresas desagradáveis.
O que é? Apesar do nome, não se trata de adivinhação, prever ou imaginar. Preventiva por que efetuamos antes que o problema cause maiores danos, com base em informações técnicas ou experiênciaprofissional, são estabelecidos alguns parâmetros para troca de itens de desgaste (Quilometragem – Tempo de uso – Vida útil – são alguns parâmetros).
Cada componente tem uma vida útil pré-estabelecida seja por desgaste, como no caso de Pastilhas de freio (25.000 KM – pois só ocorre desgaste em caso de utilização do freio), ou por deterioração Química o que ocorre com os óleos (Derivados do Petróleoque pedem suas propriedades após 6 meses, mesmo sem utilização – decomposição química).
Analises de desgaste dos componentes mecânicos, podem ser indicativos para a troca de componentes antes que ocorram problemas maiores, para esta verificação é necessário a desmontagem dos conjuntos.
Costumo compara os Veículos à “Crianças” e Técnicos à “Pediatras”, os proprietários devem prestar atenção aossinais, ruídos anormais ou folgas sempre indicam problemas, para que possamos evitar os possíveis avarias devemos aprender a descrever os sintomas ao técnico que deve analisar as possibilidades para descobrir o defeito. Efetuar troca na hora correta é fundamental para evitar desgaste em outros componentes e também aproveitar ao máximo a durabilidade do item em questão.
A Inspeção Veícular vempara auxiliar os técnicos na orientação dos clientes da importância de se efetuar uma troca programada dos itens de desgaste, alguns pensam que é apenas mais uma forma de ganhar dinheiro, porém existem fundamentos importantes na análise de gases do escapamento, assim como uma análise clinica o médico solicita vários exames para auxiliar no diagnóstico, o que devemos ter em mente é que o resultadopode indicar vários problemas diferentes (uma dor de cabeça pode ser causa por vários motivos).
Para identificar a causa é necessário analisar vários testes (exames), sintomas, para solucionar um problema complexo podemos utilizar algumas perguntas básicas.
Quando ocorre? Onde ocorre?
Algumas informações podem ser muito importantes, “o ruído inicia após um tempo de uso” ou “ocorre em diasquentes”, “quando estou em linha reta”, toda a informação é de extrema importância lembre-se você deve informar o que notou de anormal em Seu ‘filho’, o mecânico fica pouco tempo com Seu veículo e não pode adivinhar os problemas.
Varias vezes podemos dizer que fomos enganados, porém podem ocorrer falhas de comunicação que irão interferir no resultado e também existem problemas conjugados que causam umdefeito maior, não existe uma formula mágica para resolver os problemas, devemos ter paciência e atenção. Técnicos e clientes devem trabalhar juntos, a confiança conquistada aos poucos e é fundamental.
Lembre-se que: tudo se desgasta com o tempo.
Sofra menos; antecipe-se aos defeitos, esteja preparado para viaja a qualquer lugar em qualquer momento, seu carro é seu amigo.
Manutenção Preventiva...
tracking img