Trabalhopedro

688 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA NAVAL

MATERIAS DE CONSTRUÇÃO HIDROVIÁRIA
CONCEITOS: FLUÊNCIA E RECOZIMENTO

Fluência
Fluência é a deformação plástica que ocorre no material sob uma tensão, podendo ser constante ou quase, ao longo de um período de tempo. A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais. Existem metais que exibem o fenômeno de fluência mesmo à temperatura ambiente, enquanto outros resistem a essa deformação mesmo a temperaturas elevadas. A experiência mostra que, em algumas situações, os produtos apresentam deformação permanente mesmo sofrendo solicitações abaixo do seu limite elástico, pois nas condições reais de uso, os produtos sofrem solicitações diversas por longos períodos de tempo e são afetados diretamente pela temperatura.
Para avaliar a fluência de um material, são utilizados três tipos de ensaio: o de fluência, de ruptura por fluência e de relaxamento.
O objetivo do ensaio do ensaio de fluência, em muitos casos, é determinar as tensões necessárias para produzir uma deformação limite de que varia de 0,5% a 2%. Com ele é possível selecionar as tensões de trabalho que nas operações práticas evitem deformações excessivas. Este ensaio é interrompido antes da ruptura ou conduzido até cerca da metade do estágio secundário
O ensaio de ruptura por fluência é semelhante ao anterior, porém realizado até a ruptura do corpo de prova, visando a sua deformação máxima e o tempo necessário para atingi-la. Utilizam-se cargas maiores e, consequentemente, são obtidas maiores velocidades de fluência e a deformação atingida pelos corpos de prova chegam até 50%.
A relaxação ocorre em flanges ou outras peças fixadas por parafusos ou ajustadas a quente em serviço a altas temperaturas. Este fenômeno pode tornar as ligações frouxas por deformação dos componentes. Este ensaio é realizado normalmente em

Relacionados