TRABALHOOOOOOOOO PRONTO

764 palavras 4 páginas
Unidade 5 – Questões de estudo
1)O que é um registro continuo? Registro contínuo consiste em, dentro de um período ininterrupto de tempo, de observação, registrar o que ocorre na situação, obedecendo à sequência temporal em que os fatos se dão.
2) Identifique a utilidade do registro contínuo para o psicólogo. O registro contínuo é frequentemente utilizado para um levantamento inicial do repertório comportamental do sujeito e das circunstâncias ambientais. A partir da análise dos dados coletados e de acordo com o objetivo do estudo observacional, o observador seleciona os comportamentos ou classes do comportamento a serem observadas.
3) Quais são as dificuldade existentes com relação ao registro contínuo? O difícil em utilizar a técnica do registro contínuo é estabelecer o grau de detalhamento que deve ser dado no registro. É impossível para o ser humano observar e registrar tudo com o máximo de detalhes, por isso, ao observar e registrar continuamente podemos selecionar determinados eventos, em detrimento de outros. A seleção dos eventos é feita em função do objetivo do estudo observacional.
4) Quais são as maneiras de resolver este problema (dificuldades com relação ao registro contínuo)? Para resolver esse problema, será feito uma seleção dos eventos em função do objetivo do estudo. Dependendo do objetivo, o observador poderá: a)fazer um registro amplo das ações, ou seja, registrará os comportamentos motores (mudanças na postura ou na posição, manipulação de objetos ou pessoas e locomoções), as expressões faciais e os comportamentos vocais; b) selecionar a classe de comportamento a ser registrada, registrando unicamente os comportamentos motores ou unicamente as expressões faciais, etc.; c) focalizar a observação e registro em determinada parte do corpo, tal como boca ou mãos. A seleção dos comportamentos a serem observados possibilita o refinamento dos registros, isto é, o detalhamento dos comportamentos.
5) Explique os fatores que influenciam o grau de

Relacionados