Trabalhooo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
produção textual:
- finanças empresariais -

Palmares-PE
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11


INTRODUÇÃO

Sabendo que a problemática das finanças empresariais constitui-se em uma espefcificação do controle geral entradas e saídas financeira da empresa, este estudo reflexivo direcionará seu foco de pesquisa para a compreensão analíticaatravés dos estudos bibliográficos, pesquisas em sites da internet, material didático do aluno do curso de Administração e respectivas tele aulas.
Com o objetivo de clarear a compreensão das finalidades deste estudo, foram evidenciados conceitos sobre a importância da administração financeira e do administrador financeiro, bem como os demonstrativos financeiros utilizados para o desempenho de suasfunções.
O sistema capitalista (ou economia de mercado) - predominante no mundo contemporâneo - é regido pelas forças do mercado (oferta e demanda), predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção. Nesse sistema, os "problemas econômicos fundamentais" são decididos livremente pelas pessoas e empresas, com mínima intervenção do Estado.
Por essa linha de compreensão,abriremos caminhos para iniciar a nossa análise crítica e reflexiva a que nosso estudo se propõe. Na conclusão, procuramos alcançar resultados satisfatórios que possam servir de subsídios e/ou sujestão ao público leitor/analisador.

DESENVOLVIMENTO

No sistema socialista (ou economia centralizada) predomina a propriedade pública dos meios de produção, sendo que os "problemas econômicosfundamentais" são predominantemente decididos pelo Estado, de acordo com as necessidades do país. Ou seja, questões como preços dos bens e serviços, salários, quantidade produzida e distribuição das riquezas são decididas pelo governo, não pela lei da oferta e demanda. Um bom exemplo de um país com estas características é Cuba, onde ainda há restrições à liberdade individual.
De forma geral, é possívelafirmar que o sistema capitalista privilegia a eficiência enquanto o sistema socialista privilegia a equidade. O conceito de eficiência implica em aproveitar ao máximo os recursos disponíveis (pessoas e empresas buscam maximizar seus interesses individuais). O conceito de equidade está ligado à disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um (igualdade).
No contexto empresarial, o lucropode ser entendido como o resultado obtido com o uso do capital. Avançando esse raciocínio, a empresa não visa somente interesses próprios, busca também, um fluxo de riqueza aos seus acionistas. O capital é o estoque de riqueza capaz de gerar resultados futuros e o lucro é o fluxo de riqueza superior ao necessário para manter o capital constante.
É importante observar que nem mesmo oscapitalistas que criticam o socialismo são totalmente contra a intervenção do Estado na economia, desde que seja uma intervenção moderada. Nesse ponto, podemos falar um pouco sobre a evolução do pensamento econômico, que está totalmente relacionada ao grau de intervenção do Estado na economia. Até o final do século XIX, acreditava-se que o papel do Estado seria o de somente garantir a livre concorrência domercado; esse pensamento levou o nome de liberalismo econômico (cujo principal defensor era o escocês Adam Smith) .

Ao que se referece a administração tributárias das empresas, conceituamos de acordo com as web aulas: constitui-se num conjunto de ações e atividades, integradas e complementares entre si, que visam garantir o cumprimento pela sociedade da legislação tributária e do comércioexterior e que se materializam numa presença fiscal ampla e atuante, quer seja no âmbito da facilitação do cumprimento das obrigações tributárias, quer seja na construção e manutenção de uma forte percepção de risco sobre os contribuintes faltosos. Essas ações e atividades se sustentam na normatização da legislação tributária e do comércio exterior e num conjunto integrado de sistemas de informação,...
tracking img