TrabalhoIS

1527 palavras 7 páginas
Colégio Antônio Huback
ISLA RAISSA P GONÇALVES

MODERNISMO PORTUGUÊS
Fernando Pessoa e seus heterônimos

Abril – 2015
Nova Iguaçu – RJ

ISLA RAÍSSA P GONÇALVES

TRABALHO DE LITERATURA

Trabalho apresentado à disciplina Literatura do C.A.H

Professora: Tania

Abril – 2015
Nova Iguaçu – RJ

Sumário

Introdução 4
Modernismo 5
Modernismo em Portugal 6
Fernando Pessoa e Seus Heterônimos 8
Conclusão 10
Bibliografia 11

Introdução
Ao ser-me solicitado, no âmbito da disciplina de Literatura, um trabalho sobre o Modernismo e a vida e obra de Fernando Pessoa e os seus heterónimos, procurei recolher a informação necessária que me permitisse a realização deste trabalho. Utilizei como fontes de pesquisa diversos livros sobre a História de Portugal, Enciclopédias, Dicionários de Literatura, de forma a encontrar uma relação entre os temas em estudo.
Para uma melhor compreensão, dividi-o por tópicos de forma a facilitar não só a leitura como a compreensão dos temas.
A elaboração deste trabalho permitiu-me enriquecer os meus conhecimentos sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, o período em que viveu e a própria sociedade da altura, assim como o Modernismo.

Modernismo
Chama-se genericamente modernismo (ou movimento modernista) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.
Encaixam-se nesta classificação, dentre outros campos culturais, a literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música modernas.
O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a

Relacionados

  • Trabalhois
    410 palavras | 2 páginas
  • Negociações desiguais
    2482 palavras | 10 páginas