Trabalhofisc

1089 palavras 5 páginas
RELATÓRIO
DE
FÍSICA
Experimental

Física Experimental 1

Prática 1: Enchendo balões sem assoprar
O primeiro a ser definido será o sistema termodinâmico. Esse sistema é um espaço ou região definido por limites reais ou imaginários, que selecionamos com o objetivo de delimitar o estudo da energia e suas transformações. O sistema selecionado poderá ser grande ou pequeno, como o gás que ocupa o espaço do cilindro num compressor. Realizado em um sistema fechado, aquele em que somente a energia transpõe os limites do sistema, enquanto no aberto, tanto a energia quanto uma certa quantidade de matéria transpões os limites.
O segundo conceito é o de estado de um sistema. Este será descrito pelo conjunto de propriedades físicas do sistema, como a temperatura, pressão, volume.
Um dos principais objetos de estudo da termodinâmica que estaremos abordando aqui é a Reversibilidade referente à propriedade de um sistema físico de retornar ao estado inicial A quando revertida a causa que o levou de A ao estado final B distinto de A. É aplicado com duas conotações, uma estrita, outra mais ampla.

Objetivos:

 Provar que é possível encher uma bexiga sem assoprar;
 Provar que os gases se expandem ao serem aquecidos e se contraem ao serem resfriados.

Materiais

Uma vasilha com água quente;
Uma vasilha com água fria;
Uma garrafa de plástico;
Uma bexiga.

Procedimento experimental

Inserimos a boca do balão na garrafa, de modo que não tivesse ocorrido o escapamento de ar dela. Obs.: A garrafa e o balão não poderiam estar com furos.
Em seguida, mergulhamos a garrafa até sua metade na vasilha que continha água quente (esperamos a água ferver 100ºC), por aproximadamente um período de 10 segundos, até que o balão começou a inflar.
Após, mergulhamos a garrafa até sua metade na vasilha que continha água fria e aguardamos até que o balão começasse a esvaziar e ser sugado para dentro da garrafa.
Quando a garrafa entrou em contato com a água quente a bexiga encheu e quando

Relacionados