TrabalhoFinal CulturaeMaterialidadeEscolar

2421 palavras 10 páginas
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura

Ensaio para a disciplina Cultura e Materialidade
Escolar, ministrada pela Dra. Ingrid Ambrogi.

Fotografia e o Registro Histórico:
Um Ensaio Contemporâneo

VITOR DAMIANI
TIA 71351469

São Paulo
06 maio 2014

Sumário
1.

Fotografia como registro histórico

2.

Além da Fotografia

3.

Fotografia e tridimensionalidade

4.

Modelos 3D na história da cidade

5.

Popularização da fotografia

6.

Dispositivos móveis

7.

Fotografia Colaborativa

8.

O Mundo em Imagens

9.

Imagens fora do alcance

10. Bibliografia

Fotografia como registro histórico
A história é feita de fatos. Eventos que ocorreram no passado, frases que foram ditas, papéis que foram assinados. Os registros no passado iniciaram­se com manifestações figurativas em cavernas, como no caso de Lascaux, cujas pinturas rupestres datam de
15.500 ap. A representação do mundo por meio de pinturas figurativas cresceu desde então, e com a invenção da fotografia no início do século XIX passou a ter sua acuidade representativa cada vez maior, sendo usada inclusive com valor documental em diversas áreas, como ressalta Kossoy (2001, p.55):
[...] as imagens que contenham um reconhecido valor documentário são importantes para os estudos específicos nas áreas de arquitetura, antropologia, etnologia, arqueologia, história social e demais ramos do saber, pois representam um meio de conhecimento da cena passada, e, portanto, uma possibilidade de resgate da memória visual do homem e do seu entorno sociocultural. Trata­se da fotografia enquanto instrumento de pesquisa, prestando­se à descoberta, análise e interpretação da vida histórica.
Kossoy (2001, p.25) completa que, a fotografia tinha papel fundamental como possibilidade inovadora de informação e conhecimento histórico.

Relacionados