Trabalhofeitodebioquimica

410 palavras 2 páginas
Disciplina: Bioquímica Aplicada a Enfermagem

Aminoácidos/proteínas/peptídios

1. Explique porque oxitocina e vasopressina possuem funções diferentes.
R: Porque são peptídios formados por aminoácidos com ordens diferentes. Eles diferem um do outro por suas cadeias laterais(grupos R), as quais variam em estrutura, formando diferentes funções.

2. Descreva porque você necessita controlar o pH e a Temperatura de um paciente internado
R:É necessário o controle para evitar a desnaturação das proteínas geradas pelo aumento da temperatura ou pH extremo. Quando ela chega a esse caso, há uma modificação conformacional na proteína com perda de sua função.
O pH do paciente deve ser controlado +-7,4 e a temperatura +-37ºC.

3. Explique sobre Anemia Falciforme: causa, consequências e vantagem fisiológica dos portadores da doença?
R: A anemia das células falciformes é uma doença causada por mutação genética e hereditária que envolve a hemoglobina. As hemácias falciformes contêm a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio e se deforma, tornando a hemácia rígida e com uma aparência de foice, essas não conseguem atravessar os vasos sanguíneos do corpo com facilidade, elas entopem os vasos sanguíneos, bloqueiam o fluxo de sangue e diminuem o suprimento de oxigênio aos tecidos e órgãos, sendo assim, esse tipo de hemácia têm duração menor comparada com o período de vida de uma hemácia normal.
A vantagem dos portadores de Anemia Falciforme é sua resistência a malária. Isso ocorre pois os protozoários Plasmodium se reproduzem no interior das hemácias humanas, contudo as hemácias danificadas do indivíduo falciforme não são adequadas a esse tipo de função.

4. Descreva sobre a doença Fenilcetonúria: causa, consequências e os tratamentos possíveis.
R: A Fenilcetonúria é uma doença hereditária, causada por um erro inato do metabolismo do aminoácido essencial fenilalanina; decorrente da deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase que converte a fenilalanina em

Relacionados