TrabalhoDPC tabagismo

4423 palavras 18 páginas
PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E FATORES INDUTORES

CAMPOS DOS GOYTACAZES
2014

Bárbara Vitali de Mattos Pereira
Henrique Melo Xavier
Larissa Monteiro Damiano Hipólito
Tatiana Laender Gomide Leite
Thiago Burgarelli
Viviane Katerine Moreira dos Santos

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E FATORES INDUTORES.

Pesquisa apresentada à Faculdade de Medicina de Campos, como parte das exigências d a disciplina Deliniamento de Pesquisa Científica para conclusão da mesma.

Orientador: Prof. Dr. Israel N. Alecrin

CAMPOS DOS GOYTACAZES
2014
RESUMO

Introdução: O tabagismo é mais do que um hábito, é uma doença (CID 10; F17) com danosas consequências, e atinge cerca de um terço da população mundial. A prevenção primária, feita por médicos e demais profissionais da saúde é a principal medida para uma melhor tentativa de resolução desse problema.
Objetivo: Analisar a prevalência e o(s) fator(es) indutores ou motivadores de tabagismo em estudantes de medicina da FMC.
Método: Foram coletadas e avaliadas as respostas de alunos do curso de medicina da FMC a um questionário que abordava sobre o hábito tabágico e fatores relacionados que poderiam ter ou não influência
Resultados: A prevalência de tabagimo entre os estudantes de medicina foi baixa: dos 93 entrevistados, apenas 3 fumam cigarro, os 3 do sexo masculino. Fatores de risco significativamente associados:pais fumantes, problemas familiares e influência de amigos.
Discussão e Conclusão: Foi revelada baixa utilização de tabaco pelos estudantes do segundo período do curso de medicina da FMC, tendo em vista que a prevalência analisada foi de apenas 3%. Foi observada predominância masculina dentre os fumantes, que estão acima da média da faixa etária dos estudantes neste período, comprovando a forte influencia das medidas antitabagistas recentes. Um dado alarmante é que todos os fumantes entrevistados não consideram o tabagismo como uma doença, o que bastante

Relacionados