Trabalhodeconceito - logicanebulosa

1545 palavras 7 páginas
Lógica Nebulosa

RESUMO

Este trabalho é um resumo da importância da Lógica Nebulosa nos dias de hoje. Seu surgimento baseado num grande embasamento matemático, e como ela é aplicada nestes dias através de um exemplo do mundo real.

Palavras-chave: Conjuntos Nebulosos, Operações Nebulosas e Inferência Nebulosa.

1. INTRODUÇÃO

Sistemas hoje lida muito com imprecisos nas informações fornecidas pelas pessoas, pois o ser humano é complicado de se conviver, isto, só falando em relação a uma fator que leva a imperfeição da informação fornecida. Naturalmente temos outros fatores.

Sistemas devem ser de certo modo flexível para saber tratar estes tipos de coisas que ocorre com extrema naturalidade nos dias atuais.

Isso é o que acontece com a Lógica Nebulosa ! Pois se baseia em conjuntos flexíveis, com certos graus de variações e incertezas ao modelar o sistema, de considerável importância para a montagem de Sistemas Especialistas. Através de regras.

2.O Surgimento e a Importância da Lógica Nebulosa

O estudo na nebulosidade começou no final do século XIX. Que hoje ajuda a tratar várias informações vagas que temos nas informações do dia-a-dia fornecidas a sistemas, como sistemas de apoio a decisão, onde precisam ser tratadas, ou seja, seus limites de decisão são imprecisos, nebulosos.

Para tratarmos estas fronteiras de decisões nas informações, utilizamos conjuntos. Mas conjuntos clássicos como conhecemos, são relativamente imprecisos, pois não descreve exatamente uma informação, a precisão deixa a desejar, pois seus limites são rígidos.

A teoria dos conjuntos nebulosos foi desenvolvida a partir de 1965 por Lotfi Zadeh, para tratar o aspecto da informação. A partir de 1978, Lotfi Zadeh desenvolveu a teoria de possibilidades, que trata a incerteza da informação, podendo ser comparada com a teoria de probabilidades. Esta teoria, por ser menos restritiva, pode ser considerada mais adequada para o tratamento de informações fornecidas por

Relacionados