Trabalhodeconceito - logicanebulosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lógica Nebulosa


RESUMO

Este trabalho é um resumo da importância da Lógica Nebulosa nos dias de hoje. Seu surgimento baseado num grande embasamento matemático, e como ela é aplicada nestes dias através de um exemplo do mundo real.

Palavras-chave: Conjuntos Nebulosos, Operações Nebulosas e Inferência Nebulosa.




1. INTRODUÇÃO

Sistemas hoje lida muito com imprecisos nasinformações fornecidas pelas pessoas, pois o ser humano é complicado de se conviver, isto, só falando em relação a uma fator que leva a imperfeição da informação fornecida. Naturalmente temos outros fatores.

Sistemas devem ser de certo modo flexível para saber tratar estes tipos de coisas que ocorre com extrema naturalidade nos dias atuais.

Isso é o que acontece com a Lógica Nebulosa ! Pois sebaseia em conjuntos flexíveis, com certos graus de variações e incertezas ao modelar o sistema, de considerável importância para a montagem de Sistemas Especialistas. Através de regras.

2.O Surgimento e a Importância da Lógica Nebulosa

O estudo na nebulosidade começou no final do século XIX. Que hoje ajuda a tratar várias informações vagas que temos nas informações do dia-a-dia fornecidas asistemas, como sistemas de apoio a decisão, onde precisam ser tratadas, ou seja, seus limites de decisão são imprecisos, nebulosos.

Para tratarmos estas fronteiras de decisões nas informações, utilizamos conjuntos. Mas conjuntos clássicos como conhecemos, são relativamente imprecisos, pois não descreve exatamente uma informação, a precisão deixa a desejar, pois seus limites são rígidos.

Ateoria dos conjuntos nebulosos foi desenvolvida a partir de 1965 por Lotfi Zadeh, para tratar o aspecto da informação. A partir de 1978, Lotfi Zadeh desenvolveu a teoria de possibilidades, que trata a incerteza da informação, podendo ser comparada com a teoria de probabilidades. Esta teoria, por ser menos restritiva, pode ser considerada mais adequada para o tratamento de informações fornecidas porseres humanos que a de probabilidades.

A teoria dos conjuntos nebulosos e a teoria de possibilidades são intimamente ligadas. Por exemplo, o conjunto nebuloso que modela a informação “idade avançada” pode ser usado para modelar a distribuição de possibilidade da idade de uma dada pessoa, da qual só sabemos que ela é idosa. O fato de estas teorias serem ligadas é muito importante no sentido deque é possível se tratar tanto a imprecisão quanto a incerteza de um conjunto de informações em um único ambiente.

Estas teorias têm sido cada vez mais usadas em sistemas que utilizam informações fornecidas por seres humanos para automatizar procedimentos quaisquer, como por exemplo, no controle de processos, no auxílio à decisão, etc. Isto é, por exemplo, são utilizadas destacando-se emcontrole de eletrodoméstico ao controle de satélites, do mercado financeiro à medicina, e tendem a crescer cada vez mais, sobretudo em sistemas híbridos.



3.Conjuntos Nebulosos, Operações Nebulosas e Inferência Nebulosa.

Para determinarmos se um dado pertence a uma classe de características utilizamos conjuntos. Onde conjuntos nebulosos tem uma flexibilidade maior para definir dados de umproblema.

Nos Conjuntos Clássicos, há uma descrição precisa em relação a um dado pertencer a um determinado conjunto ou não, ou seja, não existe meio termo.

Podemos descrever conjuntos clássicos de diversas maneiras, utilizando os diagramas de Venn, que mostram graficamente os elementos que pertencem a um determinado conjunto. Outros modos são, por exemplo, podemos listar os elementos quepertencem ao conjunto, descrever analiticamente estes elementos ou usar uma função que ao assumir o valor 1 indica que o elemento pertence ao conjunto. E para indicar que o elemento não pertence ao conjunto, poderíamos utilizar o 0, por exemplo.

Já nos Conjuntos Nebulosos, podemos dizer que está transição de valores, se faz de forma gradual, ou seja, parcialmente, existe um meio termo entre os...
tracking img