TRABALHODECOMUNICACAOEMPRESARIAL 1

3104 palavras 13 páginas
TRABALHO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL- 1º BIMESTRE – 2014/1

A importância da Interpretação de Texto – as intenções do autor

Todo o texto existe, ou é gerado, segundo alguma intenção de seu autor: o que podemos chamar de “razão de ser do texto”. Tal razão depende de vários fatores como o veículo de informação no qual foi publicado (livro, revista, jornal etc); quando, ou referente a que tempo, foi tecido; a que público se destina ( a delimitação do leitor ideal justifica, na maioria dos casos, a publicação; a qual gênero pertence (narrativo, descritivo ou dissertativo). Assim, a observação destes princípios, juntamente com a decodificação da mensagem explícita e implícita, condensam os artifícios para a interpretação coerente de um texto. Entender sua motivação de existência é uma das primeiras verificações para se entender seus fundamentos informativos. Neste sentido, vale ressaltar que o conhecimento do autor, seus princípios ideológicos e estéticos, é relevante sobremaneira a fim de que haja total compreensão textual. Observemos alguns exemplos:

ABAIXO DE CADA TEXTO ESCREVA QUAIS AS INTENÇÕES DO AUTOR QUE PODEM SER PERCEBIDAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS.
a. O santo sob o altar
Arqueólogos localizam um sarcófago que pode conter os restos mortais de São Paulo
O apóstolo Paulo, ao que tudo indica, nunca conheceu Jesus de Nazaré, mas dedicou a vida a peregrinar pelo Império Romano proclamando-o como o Cristo salvador. São Paulo foi o grande divulgador do cristianismo, um dos maiores responsáveis por transformar uma seita de messiânicos na religião que alteraria os rumos da civilização ocidental. A partir de agora, os cristãos têm mais um motivo para celebrar a glória de São Paulo. Na semana passada, uma equipe de arqueólogos do Vaticano desenterrou um sarcófago que, acredita-se, contém seus restos mortais. O caixão, feito de mármore e com a inscrição "Paulo Apóstolo e Mártir" em latim, permanecia sob a Basílica de São Paulo, em Roma, no

Relacionados