Trabalhod E Biologia 2012

1189 palavras 5 páginas
Nomes: Bianca Telöken e Vanessa Gamboa
Turma: 201
Professor: Adir – Biologia

Doença

Agente causador

RUBÉOLA

Transmitida por um vírus, pertencente ao gênero
Rubivírus, família
Togaviridae.

Sintomas
Inicia-se com fracas dores de cabeça, febre baixa, aumento das glândulas do pescoço, ocorrendo, em seguida, o aparecimento de manchas vermelhas por todo o corpo. Contágio
A transmissão se dá pela inalação de gotículas de secreção nasal de pessoas contaminadas ou por via sanguínea, no caso do feto. POLIOMIELITE

VARÍOLA

FEBRE
AMARELA

Poliovírus, gênero
Enterovírus.

Vírus da família
Poxviridae,
subfamilia
Chordopoxvirinae,
gênero
Orthopoxvirus

Arbovírus, do gênero Flavivirus

Essa virose pode causar apenas febre, mal estar, mas em alguns indivíduos, ela pode atacar o sistema nervoso, provocando paralisia.

Depois do surgimento dos primeiros sintomas (febre alta, mal-estar intenso,..), aparecem manchas, pápulas (lesões avermelhadas elevadas na pele) e pústulas (pequenas bolhas cheias de pus) . Causa coceira.

Febre, dor de cabeça, vomito, calafrios,dores musculares, náuseas. Alimento e objetos contaminados; secreções respiratórias. Por meio de gotas de saliva expelidas pelo doente ou pelas roupas e objetos contaminados. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

Tratamento
Não há tratamento específico antiviral, porém, analgésicos controlam as dores articulares , musculares ou febre.

Uma vez instalada a doença, não há um procedimento específico para curá-la , sendo feito apenas um tratamento fisioterápico nos casos em que ocorre a paralisia, visando melhorar a condição muscular.
Como ainda não existe tratamento efetivo, é feito um atendimento de suporte com reposição de água e sais minerais e alívio dos sintomas, como a coceira.

Não há tratamento específico . Alguns medicamentos podem aliviar os sintomas de febre e dores. Deve-se evitar aspirina. Profilaxia

Relacionados