Trabalho1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Monolítica – Arquitetura em apenas uma camada, ou seja, os serviços de acesso a dados, processamento e interface com o usuário residem em uma única camada, em um único programa e em umaúnica plataforma. Vantagens: A aplicação terá boa velocidade de execução e não há preocupação com integração. Desvantagens: É de difícil manutenção, bugs podem comprometer todos os subcomponentes daaplicação e são aplicações antigas.
Utilizada em mainframes, o sistema operacional DOS e as primeiras versões do Kernel Linux (CASSOL, 2008).

Computação Distribuída - Os componentes são distribuídosentre vários computadores em uma rede. A comunicação é transparente, não há preocupação em localizar a máquina que contém o recurso desejado. Vantagens: arquitetura escalável e mais tolerante afalhas. Desvantagens: Maior investimento no suporte técnico e na administração da rede e no sistemas, necessidade de profissionais mais especializados que irão trabalhar com este ambiente.
Alguns de seussubtipos são:
Cluster – Um conjunto de máquinas que trabalha de modo fortemente acoplado, rodando processos compartilhados em paralelo.
Baseada em espaço – Aplicações são construídas a partir de umconjunto de unidades auto-suficientes, chamadas Unidades de Processamento (PU –
Processing Units). Essas unidades são independentes umas das outras, de tal modo que é possível adicionar novas unidadespara melhorar a escalabilidade do sistema. Esse modelo também é conhecido como Produtor/Consumidor.
Cliente/servidor – Há máquinas clientes e servidoras. Os clientes usam serviços providos pelosservidores.
3 camadas – As responsabilidades são divididas entre as camadas de apresentação, negócio e acesso a dados.
N-camadas – A modularização do sistema não fica restrita a duas ou três camadas.Esse tipo é comum em aplicações Web. A arquitetura J2EE, por exemplo, recomenda 5 camadas.
Ponto-a-ponto (peer-to-peer) – Nesse modelo não há máquina com função especial. Todas podem desempenhar...
tracking img