Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do Trabalho:

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE
APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.


IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Resumo

Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da Contabilidade para as empresas de pequeno porte, mostrando anecessidade de se ter acesso a informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.
Dada a representatividade da pequena empresa no contexto econômico, há necessidade de se dar uma atenção especial a este segmento, pois, segundo o Banco de Dados do SEBRAE, 80% das pequenas empresas fecham antes de completar um ano de atividades.
As pequenas empresas, no contextodo desenvolvimento regional, têm um papel decisivo. Segundo o mesmo Banco de Dados, no Brasil, apenas no ano de 1999 foram constituídas 475.005 mil empresas, dentre as quais 267.525 mil são microempresas, representando um percentual de 56,32% do total de empresas constituídas no Brasil.
É objetivo deste trabalho demonstrar a importância da Contabilidade como instrumento de apoio na gestão dosnegócios para os empresários de pequeno porte. Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre, a história da Contabilidade, a informação como recurso eficiente e útil na gestão e sobre algumas ferramentas da Contabilidade Gerencial que são de extrema importância no processo administrativo de uma empresa.

1. Considerações Iniciais:
Desde os primórdios da humanidade acontabilidade vem avançando de forma a demonstrar o fluxo da riqueza nas entidades. Evoluindo da simples função de proporcionar memorização e controle para a função de apoiar a gestão, a contabilidade vem reforçando sua função social. Posição que confere a ela uma importância substancial para o usuário da informação Contábil.
Para entendermos a dimensão da ciência que abraçamos para estudo basta quelancemos o olhar para o passado onde podemos constatar através das evidências históricas que as organizações mais primitivas faziam uso da Contabilidade, ainda que de forma rudimentar.
Segundo SÁ1, “Provas arqueológicas denunciam registros em grutas, ossos e outros materiais, contendo manifestações da inteligência humana na percepção de meios patrimoniais, qualitativa e quantitativamente, ouseja, constituindo a conta primitiva”.
As provas mais antigas que dispomos acerca da aplicação do conhecimento contábil, são as do paleolítico superior, ou seja, entre 10.000 a 5.000 anos antes de Cristo. Precisamente do mesolítico, período posterior ao glacial, portanto marcado pelo reaquecimento da terra.2
O homem primitivo já apresentava a preocupação com a variação da riqueza que detinha.Com ouso de sua arte, passou a contabilizar sua riqueza patrimonial através de inscrições nas paredes das grutas (produzindo pinturas) onde qualificavam o objeto patrimonial e também simbolizavam o registro da quantidade desse mesmo bem.
Desta forma, o conjunto (qualidade e quantidade) formou a “conta primitiva” ou seja, uma evidência com a identificação da utilidade (desenho) e a quantificação(riscos).
De acordo com SÁ3, Conta significa, “Instrumento de registro contábil relativo a fatos da mesma natureza e que se identifica por um título, contendo registros que informam sobre a evolução transformadora do aludido objeto, qualificando, quantificando, historiando no tempo e apresentado saldos devedores ou credores de acordo com cada caso”. A contabilidade caminhava, então, no sentido aoapoio efetivo à gestão dos negócios.
Verifica-se, no processo histórico da contabilidade, que a preocupação do homem com suas propriedades e riquezas existe desde a Antiguidade, ou seja, a milhares de anos atrás a contabilidade já era importante. Nos dias atuais, devido ao nível de complexidade das organizações e a necessidade de se ter informações cada vez mais úteis e confiáveis a Contabilidade...
tracking img