Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMC – SISTEMAS OPERACIONAIS COMERCIAIS – RESUMO CAPÍTULO 5 PROCESSO
Introdução
O sistema operacional deve controlar a execução de diversos programas e o uso concorrente da UCP. Para ser executado num ambiente multiprogramável, um programa deve estar sempre associado a um processo.
A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional. Através de processos, umprograma pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar sua execução. .
Estrutura do Processo
Um processo pode ser definido, de forma mais abrangente, como o ambiente onde um programa é executado. Este ambiente, além das informações sobre a execução, possui também o quanto de recursos do sistema cada programa pode utilizar, como o espaço de endereçamento, tempo de UCPe área em disco.
A execução de um mesmo programa pode variar dependendo do processo no qual ele é executado, ou seja, em função dos recursos disponíveis.
Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, que juntas mantêm todas as informações necessárias à execução de um programa.
Contexto de Hardware
O contexto dehardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status (PSW). No momento em que o processo perde o uso da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo. A troca de um processo por outro na UCP, comandada pelo sistema operacional, é denominada mudança decontexto, consistindo em salvar o conteúdo dos registradores do processo que está deixando a UCP e carregá-los com os valores referentes ao do novo processo que será executado.
Contexto de Software
No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução etamanho do buffer para operações de E/S.
O contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo: identificação, quotas e privilégios.
o Identificação: Cada processo criado pelo sistema recebe uma identificação única (PID) representada por um número. Alguns sistemas, além do PID, identificam o processo através de um nome.
O processo também possui aidentificação do usuário ou processo que o criou (owner). Cada usuário possui uma identificação única no sistema (UID).
o Quotas: As quotas são os limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar. Caso uma quota seja insuficiente, o processo poderá ser executado lentamente, interrompido, ou mesmo não ser executado.
o Privilégios: Os privilégios ou direitos definem as ações que umprocesso pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais processos e ao sistema operacional.
Privilégios que afetam o próprio processo permitem que suas características possam ser alteradas, como prioridade de execução, limites alocados na memória principal e secundária. Já os privilégios que afetam os demais processos permitem, além da alteração de suas próprias características, alterar as deoutros processos.
Espaço de Endereçamento
O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo onde as suas instruções e os dados do programa são armazenados para execução. Cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, que deve ser devidamente protegido do acesso dos demais processos.
Bloco de Controle do Processo
O processo é implementado pelo sistemaoperacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block – PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantém todas as informações sobre o contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo.
Os PCBs de todos os processos residem na memória principal em uma área exclusiva do sistema operacional.
Toda a gerência dos...
tracking img