Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Todas as células dispõem de proteínas capazes de exercer função catalítica: são as
que, na verdade, catalisam praticamente todas as reações químicas que se processam nos seres vivos” .((MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. 2ed. 1999)
Um fato importante na atuação das enzimas na cinética das reações é que as mesmas aceleram a velocidade da reação pordiminuir sua energia de ativação.
Um exemplo simples da conversão irreversível de uma substância A em B (A -> B), a velocidade da reação (v) será:

A maioria das reações químicas que acontecem nosorganismos são mais complexas pois envolvem pelo menos 3 moléculas diferentes e por serem, geralmente, reversíveis.
Por exemplo:

Assim, as velocidades da reação serão:

Deste modo, avelocidade da reação é explicada pela teoria das colisões, que consiste basicamente na colisão das moléculas e essa colisão darão á elas uma pequena quantidade de energia, podendo assim, atingir umestado reativo, chamado “estado de transição“. Para que as moléculas cheguem nesse estado é necessário uma quantidade de energia definida como “energia de ativação” sendo esta, a barreira que separa osreagentes dos produtos.
“ A redução no valor de energia de ativação pode ser obtida pela presença de catalisadores, e é o processo empregado pelos seres vivos para acelerar suas reações químicas”.(MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. 2ed. 1999)
Podemos destacar como fatores que interferem na atividade enzimática o pH e a temperatura.
“ A maioria das enzimasapresenta um valor de pH para o qual a sua atividade é máxima – a velocidade da reação diminui à medida que o pH se afasta desse valor ótimo, que é característico para cada enzima”. (MARZZOCO, Anita;TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica Básica. 2ed. 1999)
As enzimas apresentam grupos tituláveis nos resíduos de arginina, aspartato, cisteína, glutamato, histidina, lisina e tirosina; que são grupos...
tracking img