Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo executivo
Os modelos convencionais para estimar a eficiência elétrica em data centers são bem imprecisos em instalações no mundo real. As estimativas de perdas elétricas são feitas normalmente somando as ineficiências de diversos dispositivos elétricos, como os equipamentos de energia elétrica e de resfriamento. Este relatório mostra que os valores utilizados normalmente para estimar aineficiência dos equipamentos são bastante imprecisos. É descrito um modelo simples, de eficiência mais precisa que fornece uma base racional para identificar e quantificar o desperdício em equipamentos de energia elétrica e de resfriamento.

Introdução
O custo total de propriedade (TCO) da infra-estrutura física de redes críticas (NCPI) em um data center típico pode variar entre $80.000,00 a$150.000,00 por rack, em 10 anos. Desse TCO, o custo do consumo de energia elétrica é um fator significativo, da ordem de 20% do custo total. Isso interessa porque grande parte do consumo de energia elétrica é desperdiçada (na forma de energia térmica) e uma quantidade significativa desse desperdício é evitável. É estimado que , os data centers consumam mundialmente cerca de 40.000.000.000 dekWh de eletricidade por ano e a redução do desperdício associado a esse consumo é uma questão significativa de política pública e também uma preocupação financeira importante para operadores de data centers . 2 Figura 1 - A eletricidade é uma parte significativa do TCO Modelos simplificados típicos de eficiência em data centers subestimam grosseiramente o desperdício elétrico em data centers. Apossibilidade para melhorar a eficiência é, conseqüentemente muito maior do que normalmente se acredita. Este relatório apresenta um modelo otimizado que proporciona maior exatidão para as perdas em data center e sugere onde estão disponíveis as oportunidades de melhoria na área de energia.

O que é a “Eficiência de um data center”?
A eficiência de qualquer dispositivo ou sistema é a parte de suaentrada de energia (eletricidade, combustível, tudo que faz o sistema “andar”) que é convertida no resultado desejado útil – o restante, diferente do resultado útil, é considerado como “desperdício.” Esta fração da energia útil que é aproveitada em relação ao total da entrada de energia é normalmente apresentada na forma de porcentagem. “Energia útil” é tudo aquilo que é considerado resultadodesejado para o sistema específico, que pode depender não somente da natureza do sistema, mas também do contexto de sua utilização. Por exemplo, uma lâmpada incandescente cuja saída é composta de 5% de luz e 95% de calor pode ser vista como uma lâmpada com 5% de eficiência ou um aquecedor com 95% de eficiência, dependendo do uso: se está sendo utilizada para iluminar uma sala ou para aquecer umambiente. “Saída útil” é tudo aquilo que faz sentido para o sistema analisado. Para a infra-estrutura física do data center, a entrada é a eletricidade e a saída útil é a energia elétrica para os equipamentos de computação.

Detalhes dos fatores que contribuem com o TCO estão descritos no Relatório Oficial da APC No. 6, Determinação do Custo Total de Propriedade da infra-estrutura para datacenters e salas de redes. 2 http://www.eei.org/magazine/editorial_content/nonav_stories/2004-01-01-NT.htm (acessado em 14 de junho de 2006).

1

Neste relatório um data center é modelado como um sistema elétrico cuja “entrada total” é a energia elétrica consumida da concessionária de energia e cuja “saída útil” é a quantidade de energia elétrica para o processamento que ele fornece, que pode serrepresentado pela quantidade de energia elétrica fornecida aos equipamentos de TI.

A Figura 2 ilustra esse modelo geral de eficiência em data center. Figura 2 – A eficiência em data center é definida como a fração da entrada de energia elétrica fornecida para a carga de TI
A energia elétrica fornecida para a carga de TI é uma medida da saída útil do data center

Se o data center fosse 100%...
tracking img