Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – PROFESSORA ANDRÉA ALVES

Assunto: COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Em seu texto Adoráveis felinos, Walcyr Carrasco diz que admira os felinos porque eles “Têm personalidade. Só fazem o que querem.” Nesse texto, são relatados alguns episódios ou textos menores. Leia um desses episódios.


Adoráveis felinos
[...]
Em outra oportunidade, fui a uma gravação deum programa de televisão que exigia um gato azul. O gato devia ser perseguido, correr e pular para cima de uma árvore. Quanto otimismo! Ao chegar, vi um gato gordo pintado de azul – com uma rinsagem especial para pêlo de animais. Mais adiante, em outra gaiola, outro gato, também pintado. Era o dublê. Puseram o primeiro no chão. Todos os atores saíram correndo, espantados. Ele continuou imóvel.Botaram o segundo.Mais imóvel ainda. Eram gatos gordos e peludos, que preferiam ficar deitados enquanto todos se esgoelavam em torno. Voltaram ao primeiro. A veterinária encarregada amarrou suas patas com umas cordinhas e puxou, para ver se ele andava. O bichano deixou-se arrastar no chão. Decidiram gravar por partes. Assim, os atores ficaram correndo de um lado para o outro, gritando:
-Olha o gato, olha o gato!
Enquanto isso, o astro observava a gritaria placidamente, certamente imaginando que os humanos são uns bichos muito esquisitos. Chegou o momento final. Bastava colocar o felino em cima da árvore. Todos olhariam para o galho e gritariam.Quem conseguiu? Tomado de fúria, o gato arranhou todos que tentavam tirá-lo de seu cantinho confortável. Começou a chover e o gatodesbotou. Exaustos, todos transferiram a gravação para outro dia.
[...]
Revista veja. São Paulo:Abril, 2 de abril de 2003, pg.114.



1. Julgue os itens

( ) Esse texto é um episódio que forma, junto com outros, um texto maior. O elemento que o liga ao episódio anterior é “Em outra oportunidade” – expressão indicadora de tempo.

( ) Não há coesão entre a segunda frase dotexto e a primeira, pois , embora haja a repetição do substantivo “gato”, a mudança do artigo compromete a ocorrência.

( ) A segunda frase retoma a primeira e acrescenta dados novos, o que o gato devia fazer. São esses dados novos que fazem o texto progredir.

( ) Os numerais “primeiro” e “segundo” referem-se ao dublê e ao gato principal, respectivamente.

( ) Além de ser retomadopela repetição do termo gato, o gato principal é também retomado por outros substantivos.

( ) Em “Ele continuou imóvel.”; “[...] enquanto todos se esgoelavam em torno.”; “[...] puxou para ver se ele andava.” , os termos destacados se referem a gato principal, atores e gato dublê, respectivamente.

( ) Em “[...] preferiam ficar deitados enquanto todos se esgoelavam em torno.” , há umelemento de coesão entre as orações que estabelece sentido temporal.

( ) Entre a quarta e a quinta frase há um elemento de coesão que é indicador de espaço.

( ) Não há coesão entre o segundo e o terceiro parágrafos.

( ) As expressões “imóvel”, “preferiam ficar deitados”, “deixou-se arrastar no chão”, “observava a gritaria placidamente” representam o comportamento dos felinos que oautor pretende realçar.

( ) No final do texto, a mudança de comportamento no gato contradiz a opinião do autor.

( ) Todas as ações dos gatos ou fatos do texto mostram que o felino faz apenas o que ele quer, obrigando, inclusive, os atores a desistirem do seu objetivo.




UnB/CESPE – TRT/10ª-Região
Cargo 1: Analista Judiciário – Área: Administrativa


A história daOuvidoria, no Brasil, começa com a chegada dos portugueses, em 1500. Inicialmente, a função da justiça era exercida pelo Rei, que auxiliado por funcionários, já à época chamados ouvidores, resolvia as questões relacionadas ao dia-a-dia da Colônia. Dotados inicialmente de pouquíssimo poder de decisão, tais funcionários de EL-Rei organizaram-se gradativamente e constituíram a Casa de Justiça da Corte,...
tracking img