Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Funções administrativas:
-Função administrativa – caberia a essa função a integração das outras cinco funções(função técnica, função comercial, função financeira, função segurança,função contábil). Para Fayol, nenhuma das outras funções tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas esetores.
I. Teórico que desenvolveu: Enquanto Taylor possuía um olhar mais mecanicista voltado à área de produção, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. A palavra orgânica define bem a visão de Fayol, pois ele via os diferentes órgãos da empresa de uma forma muito anatômica, por isso foi chamado de o anatomista das organizações.Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativos, utilizados ate hoje, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Esses elementos fazem parte das funções administrativas que podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis.
II. Principais mudanças ao longo dotempo:

B) Conceito de Patrimonio:

I. De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenasbens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

II. Para o professor Humberto Fernandes de Lucena o patrimônio define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliaçãoem moeda.Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas,suscetíveis de avaliação econômica.

III. Para Costa (2009 p.43), patrimônio é um conjunto de bens, direito e obrigações que são vinculados á entidades (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

C) Fontes(origens)de Recurso:

* Capital Social: é a obrigação da empresa para com os sócios originária da
entrega de recursos para a formação do capital da entidade ou seja o valor que os sócios investirão no negocio , e tais investimentos podem ocorrer quando da criação(capital inicial) ou durante a vida útil da empresa(aumento do capital).
* Capital de Terceiros: representam recursos originários deterceiros utilizados para
a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde
ao passivo exigível (PE).

D) Analise de Mercado:

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo direto daorganização mas que de forma direta ou indireta a podeminfluenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para os atingir.
Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitare ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.

E)Demanda, oferta e equilíbrio de mercado.
Conforme Vasconcellos e Garcia (2000), a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou...
tracking img