Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1
*SIGNIFICADOS DO TRABALHO: O TRABALHO TEM CARATER PLURAL E POLISSEMICO QUE EXIGE CONHECIMENTO MULTIDISCIPLINAR, ATIVIDADE LABORAL FONTE DE EXPERIENCIA PSICOSSOCIAL DADA A SUA CENTRALIDADE NA VIDA DAS PESSOAS, OCUPA PARTE DO TEMPO E ESPAÇO EM QUE DESENVOLVE A VIDA HUMANA CONTEMPORANEA.ASSIM ELE NÃO É APENAS FONTE DE NECESSIDADES BASICAS, É TBEM FONTE DE IDENTIFICAÇAO E DE AUTO ESTIMA.*DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO EM FAVOR DA ACUMULAÇAO CAPITALISTA. TECNICAS DE ORGANIZAÇAO DA PRODUÇAO DO TRABALHO PRINCIPIOS: TAYLORISTA, FORDISTA E TOYOTISTA.
*TAYLORISMO: APROFUNDOU A DIVISAO DO TRABALHO ASSEGURANDO O CONTROLE DO TEMPO DO TRABALHADOR PELA GERENCIA O QUE SIGNIFICOU UMA SEPARAÇAO EXTREMA ENTRE CONCEPÇAO E EXECUÇAO DO TRABALHO, RESULTOU NA PRODUÇAO DASRELAÇOES SOCIAIS ANTAGONICAS E DE TRABALHO ALIENADO.
*FORDISMO: ESSENCIAL DO TAYLORISMO MAS APERFEIÇOA O METODO, INTRODUZIU A LINHA DE MONTAGEM E UM NOVO MODO DE GERIR A FORÇA DE TRABALHO COM DESTAQUE AOS INCENTIVOS DADOS AOS TRABALHADORES POR MEIO DO AUMENTO DOS NIVEIS SALARIAIS.
*TOYOTISMO: TROUXE UM CONJUNTO DE INOVAÇOES COM O OBJETIVO DE PRODUZIR PEQUENAS SERIES DE PRODUTOS VARIADOS A BAIXOSCUSTOS IMPLICAVA NA REDUÇAO DE EFETIVOS E A REDUÇAO DE CUSTOS.ELIMINAR TUDO O QUE FR SUPERFLUO
*SIGNIFICADO DO TRABALHO: ATIVIDADE DESENVOLVIDA PARA MODIFICAR A NATUREZA E ADAPTA-LA PARA A SATISFAÇAO DE SUAS NECESSIDADES. MARX A MAQUINARIA TRANSFORMOU-SE IMEDIATAMENTE EM MEIO DE AUMENTAR O NUMERO DE ASSALARIADOS COLOCANDO TODOS OS MEMBROS DA FAMILIA DO TRABALHADOR SEM DISTINÇAO DE SEXO E IDADE SOBO DOMINIO DIRETO DO CAPITAL
*DIVISAO DO TRABALHO: DIVISAO DE TAREFAS ENTRE AS PESSOAS E NAS RELAÇOES DE PROPRIEDADE. RESULTADO DA DIVISAO O ESTADO DE ALIENAÇAO DO PROLETARIADO QUE TAMBEM SE REFLETE NAS FORMAS DE DOMINAÇAO DA BURGUESIA.
*ALIENAÇAO E IDEOLOGIA:- ALIENAÇAO PRODUTO DA DESHUMANIZAÇAO DAS RELAÇOES SOCIAIS QUE PROPICIAM O ESTRANHAMENTO DO SUJEITO EM SEU PROPRIO MEIO O NÃORECONHECIMENTO DESTE SUJEITO COMO PERTENCENTE AO SEU PROPRIO MEIO.-IDEOLOGIA: CONJUNTO DE IDEIAS OU PENSAMENTOS DE UMA PESSOA OU DE UM GRUPO DE INDIVIDUOS EM TODAS AS AÇOES: ECONOMICAS, POLITICAS E SOCIAIS.
*DIREITOS FUNDAENTAIS: SÃO DIREITOS SOCIAIS A SAUDE, A ALIMNETAÇAO, O TRABALHO, A MORADIA, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDENCIA SOCIAL, A PROTEÇAO A MATERNIDADE, E A INFANCIA, A ASSISTENCIA AOSDESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇAO.
*QUESTAO SOCIAL: CONJUNTO DAS EXPRESSOES DAS DESIGUALDADES DA SOCIEDADE CAPITALISTA MADURA. MATERIA PRIMA DO A.S INCIDE SOBRE AS EXPRESSOES DA QUESTAO SOCIAL E FUNDAMENTALMENTE SOBRE COMO ELAS SÃO EXPERIENCIADAS DE FORMA SINGULAR PELOS USUARIOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO A.S É UMA DAS FORMAS DE RECONHECIMENTO DA PERSPECTIVA SOCIO HISTORICA.
AULA 2
*REFORMA DOESTADO: O GRANDE CAPITAL MUDANDO AS REGRAS DA REGULAÇAO DO ESTADO E DA SOCIEDADE PARA MANTER A TAXA DE LUCRATIVIDADE. A CRISE DO CAPITAL É PROVOCADA PELA AMPLIAÇAO DA ACUMULAÇAO DO CAPITALISMO.-CARACTERISTICAS: -ABERTURA DO MERCADO PARA O CAPITAL EXTERNO,-DESREGULAMENTAÇAO DO MERCADO DE TRABALHO,-ESTADO MINIMO,-FOMENTO AO TERCEIO SETOR,-TERCEIRIZAÇOES.
*PROCESSOS DE TRABALHO: IAMAMOTO –NÃO EXISTEUM PROCESSO DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL, VISTO QUE O TRABALHO É ATIVIDADE DE UM SUJEITO VIVO,ENQUANTO REALIZAÇOES DE CAPACIDADES, FACULDADES E POSSIBILIDADES DO SUJEITO TRABALHADOR. EXISTE SIM UM TRABALHO DO A.S E PROCESSOS DE TRABALHO NOS QUAIS SE ENVOLVE NA CONDIÇAO DE TRABALHADOR ASSALARIADO.CONSTITUIDO POR MATERIA PRIMA OU OBJETO SOBRE O QUE INCIDE A AÇAO DO SUJEITO, MEIOS OU INSTRUMENTOS DETRABALHO QUE POTENCIALIZAM A AÇAO DO SUJEITO, AS AÇOES E AS REPRESENTAÇOES SOBRE ELAS OPERAM A LOGICA QUE ORGANIZA A PROFISSAO REAL.-IDENTIDADE PROFISSIONAL CONVERGENCIA DE TRES FATORES 1.NUCLEO IDENTITARIO:OBJETO DE TRABALHO,PROCESSO E PRODUTO,2.REPRESENTAÇOES QUE EXPRESSAM A CONSCIENCIA PROFISSIONAL PERSPECTIVA IDEOLOGICA, POLITICA E TEORICA,3.ELEMENTOS SUBJETIVOS : SENTIMENTOS E EMOÇOES QUE...
tracking img