Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ALUNA: JOICE ROSA NESPOLO

Livro: O Comportamento do Consumidor
Resumo Capítulo 5
O Império dos Desejos

“O Homem é uma criação do desejo, não danecessidade” (Gaston Bachelard)

Este capítulo fala das 11 metas prioritárias para a realização dos nossos desejos. E que cada uma dessas metas pode ser alcançada de duas maneiras distintas:uma delas é ser/experienciar, a outra é ter/ parecer. A meta ser/ experienciar estará dirigida ao você, á sua reflexão, enquanto a meta ter/ parecer vai estar associada ao consumo.
Primeiro, osentir. Será que as pessoas vêem o que enxergam ou só olham? Quer dizer, elas absorvem os estímulos visuais ou apenas e dão conta por meio da visão de que existem coisas e pessoas o meio ambiente? Aspessoas ouvem ou escutam uma melodia?
Por outro lado, no modo ter, a pessoa come por quantidade, deglutindo ou devorando. Ela precisa de muito alimento no prato e ingere mais; o prazer advémmenos do que se come e como se come, mas muito mais do quanto se ingere.
Vejamos agora a meta conectada ao consumo: o possuir.
Quem possui um automóvel no modo ter ficará literalmentepossesso se o carro sofrer um arranhão que seja sendo capaz de brigar com o causador de tamanho infortúnio. Talvez o arranhão no carro lhe doa tanto quanto se fosse provocado em sua própria pele.
Ameta amar é ainda mais interessante, quando submetida ao crivo de ser x ter. O primeiro remete a compartilhar, entrega, altruísmo e compaixão; o segundo, a sempre esperar algo em troca.
A metacrer, vivida no modo de ser, coloca o individuo em sua verdadeira dimensão no universo, em sua “pequenez” perante o Cosmo, gerando uma humilde reverencia diante de seus mistérios e infinitude.
Nomodo ter, produz o fundamentalismo religioso. Os dogmas que fundamentam a maioria das grandes religiões têm ai sua origem, pois seus seguidores têm de acreditar.
Porém, decorridos anos e anos...
tracking img