Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conto - O OUTRO - J. L. Borges
                                 JORGE LUIZ BORGES
                                       1899 – 1986
                                         Argentina

Exaltara fluência, o estilo e o talento do mestre argentino é, ao cabo, apenas um exercício de redundância. Borges oferece-nos em seus Contos, generosas porções de puro deleite literário, onde a mescla deRealidades sobrenaturais, mágicas, com a profunda viagem aos Sentimentos humanos forma acepipes de degustação prazerosa e enriquecedora. A primeira Resenha desse projeto, O Outro, segue abaixo:

                                         O OUTRO

A narrativa de um fato extraordinário ocorrido em 1969, mas só escrito em 1972 porque o protagonista tentou esquecê-lo para não enlouquecer. Segundoele, ao escrevê-lo enfim, seu objetivo seria torná-lo apenas um texto literário para os leitores e, quiçá, para ele mesmo com o passar do tempo.
Subentendido, pois, fica seu desejo de registrá-lo,preservá-lo, mas sem colocar em risco a sua sanidade. Afinal a dramaticidade do evento tinha essa capacidade, pois o encontro de alguém consigo mesmo, quarenta anos mais jovem, é avassalador.
Oprotagonista, que é o próprio Borges, conta em Primeira Pessoa que certa manhã sentiu uma estranha sensação quando se sentou no mesmobanco em que ele estava um jovem cuja extrema semelhança consigo(física, da voz e dos modos) o levou a suspeitar que fosse “sua versão mais nova”; e para dirimir a angustiante dúvida que lhe assaltou passou a indagar-lhe sobre coisas pessoais e as respostas coincidiramexatamente com as suas próprias e isso fê-lo ter certeza de que o jovem era, em verdade, ele próprio. Para comprovar sua crença, relata ao rapaz outros dados que só ele (jovem ou idoso) poderiasaber, mas ainda assim o moço rejeita sua tese e argumenta que essas coincidências poderiam derivar apenas do fato dele, jovem, estar sonhando consigo no Futuro.
Borges, idoso, acha apropriado o...
tracking img