Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do Pesquisador e demais
Participantes do grupo de pesquisa








Projeto de Pesquisa: Título do projeto de pesquisa






Projeto de pesquisa detalhado apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa, tendo por objetivo a autorização para a realização da pesquisa proposta.








Cidade
Ano







SUMÁRIO




1 Introdução 3
2 Objetivos 4
3Justificativa 5
4 Viabilidade 6
5 Metodologia 7
6 Cronograma 8
7 Orçamento 9
8 Resultados Esperados 10
Referências Bibliográficas 11

ANEXO I – Quando for o caso 13
ANEXO II – Quando for o caso 14
























1 Introdução



A introdução permite desenvolver tópicos relacionados ao problema tratado e seu contexto, assim como a motivação para realizá-lo.Devem ser incluídos parágrafos que contenham noções prévias sobre o assunto principal. Para isso, pode-se redigir a introdução considerando primeiro os temas mais gerais sobre o assunto da pesquisa para então direcioná-la ao tema principal.
A formatação adotada assim como a distribuição de tópicos e páginas do projeto de pesquisa deve seguir a regulamentação da Associação Brasileira de Norma eTécnicas (ABNT). Outra característica importante a ser observada, é o fato de que uma pesquisa científica deve sempre ser descrita de forma impessoal, ou seja, o texto deve ser dissertativo e escrito na 3ª. pessoa do singular.




















2 Objetivos

Após o relato sobre a área da pesquisa a ser realizada, deve-se mostrar claramente quais são os objetivos gerais eespecíficos da pesquisa.
Para os objetivos gerais deve-se usar verbos abrangentes como: analisar, investigar, estudar. E, deve-se ter cuidado ao usar verbos como: demonstrar, provar, comprovar, pois são ações muito fortes e que só devem ser indicadas se houver certeza de conseguir alcançar tais ações.
Deve-se observar que os objetivos específicos são aquelas ações menores que possibilitarão alcançar osobjetivos gerais da pesquisa, logo os verbos mais adequados são os que têm caráter operacional: medir, verificar, identificar, entre outros.



















3 Justificativa


Neste item será descrita a importância da pesquisa, justificando-a com o alicerce da literatura e indicando porque é relevante desenvolvê-la, qual a contribuição que trará.
Esta seção deve incluira descrição de trabalhos prévios relacionados com o tema central da pesquisa realizada. Deve-se descrever, brevemente, outras técnicas/teorias apresentadas anteriormente para o mesmo problema/área estudados. Esta redação deve conter o objetivo do trabalho, como ele foi realizado e os resultados alcançados pelo autor do artigo, referenciando-o. É uma seção curta, pois não há necessidade de detalharos trabalhos. Segue um exemplo de como realizar um breve comentário a respeito de um artigo que possui relevância para a pesquisa proposta.
Existe uma gama enorme de obras que descrevem a metodologia científica adequada para a composição de artigos, sendo que a grande maioria se baseia nas normas da ABNT, mas possui algumas particularidades, pois não há um único modelo para a elaboração eapresentação de relatórios técnico-científicos (DIEHL e TATIM, 2004).










4 Viabilidade


Nesta seção deve-se indicar porque a proposta de pesquisa é viável, tanto em termos de materiais quanto na realização da pesquisa propriamente dita. Isto é, devem-se deixar claro quais são as possibilidades existentes em realizar a pesquisa.
Neste contexto, entende-se que há a necessidade deexplicar porque é viável alcançar os objetivos propostos (é importante fazer uma ligação dos objetivos com o cronograma indicado), se há material, apoio, recursos humanos entre outros, para o seu desenvolvimento.
Caso existam situações que possam impedir a realização da pesquisa, deve-se colocar quais as alternativas possíveis para continuar seu desenvolvimento e porque ela continuará...
tracking img