Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1) O que é o macroambiente?
Entende-se por macro ambiente de uma empresa a envolvente de marketing (ambiente circundante), que por sua vez consiste no conjunto dos agentes e das forças exteriores ao marketing que interferem diretamente na administração de marketing e em manter as suas relações com os consumidores alvo bem sucedidas.
O ambiente de marketing não só traz novas oportunidades comopossibilita a existência de novas ameaças.
As empresas nas quais é dada a devida importância à observação e adaptação constantes ao meio envolvente, que está em constante mutação, aumentarão as probabilidades de se tornarem bem sucedidas. Por vezes as empresas falham por não acreditarem que a mudança é uma oportunidade. O departamento de Marketing de uma empresa tem como principal responsabilidadeidentificar as mudanças significativas existentes no ambiente, para depois as estudar a fim de descobrir novas tendências e oportunidades de negócios.
Compete a todos os elementos da administração de uma empresa elaborar estudos para compreender melhor a envolvente do seu negócio, mas contudo, é o departamento de marketing o que terá maior capacidade e sensibilidade para o compreender. Estedepartamento possui métodos bastante elaborados para fazer pesquisas de mercado sobre o seu ambiente.

1.2) Quais são os elementos que constituem o macroambiente?
A envolvente de marketing pode ser dividida em micro e macro ambiente. O micro ambiente é constituído pelas forças mais diretas à empresa, e que interferem na forma de servir o cliente, como por exemplo a própria empresa, os fornecedores e osconcorrentes. O macro ambiente é constituído pelas forças sociais mais amplas, que afetam todo o ambiente, como por exemplo as forças demográficas, económicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

1.3) Breve descrição de cada um dos elementos
Ambiente demográfico – entende-se como o estudo estatístico das populações humanas, não só no que concerne ás suas características numéricas(sexo, raça, idade, densidade, tamanho, localização e ocupação), mas também à fenomenologia que condiciona essas mesmas características. Este ambiente é fundamental para os administradores de marketing, na medida em que este envolve elementos constituintes dos mercados: as pessoas.
É por isso a primeira dimensão a ter em conta, pois as pessoas representam os mercados e por conseguinte torna-sefundamental acompanhar as tendências de mudança de idades, estrutura das famílias, mudanças geográficas da população, características educacionais e diversidade populacional.

Ambiente económico – as pessoas para adquirirem bens ou serviços no mercado, necessitam de ter poder de compra. Assim, o ambiente económico engloba os fatores que afetam o poder inquisitivo do consumidor e os seus padrões de gasto.Estes fatores variam de economia para economia, pois alguns países têm economias de subsistência, consumindo em grande parte o seu output industrial e agrícola, oferecendo por isso poucas oportunidades de mercado; os países que têm economias industriais acabam assim por ser mercados mais atraentes, pois possuem uma maior diversidade de produtos.

Ambiente natural – este engloba os recursosnaturais, que o departamento de marketing define como inputs, ou que são afetados pelas atividades de marketing. Existem quatro pontos a ter em conta pelo departamento de marketing: escassez de matérias-primas; instabilidade do custo de energia (eléctrica, petróleo) o que se pode traduzir num aumento de custos; aumento da poluição; e intervenção governamental, pois é cada vez maior a pressão por parte demovimentos ou partido verdes para legislar acerca da proteção do meio ambiente.

Ambiente tecnológico – este ambiente exibe a aceleração de mudança tecnológica, constituindo assim oportunidades ilimitadas para inovar, concentrando-se em pequenas melhorias em vez de grandes descobertas, e aumento da regulamentação sobre as mudanças tecnológicas. O aparecimento de novas tecnologias pode criar...
tracking img