Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INDIVÍDUO

É um “termo que se refere à pessoa humana, considerada quanto às suas características particulares, físicas e psíquicas.” (FERREIRA, 1986). Também é “sinônimo de indiviso, de algo que não pode ser dividido”: aspecto que parece estar definitivamente incorporado às políticas e ações contemporâneas de gestão de pessoas.

Alguns autores utilizam os conceitos de Freud para definir:id (desejos e aspectos psicológicos internos e herdados), ego (intermediário entre as exigências instintivas do organismo e as condições do ambiente) e superego (representantes dos valores e ideais morais da sociedade), bem como a visão biopsicossocial do homem (ser biológico, psíquico e social) para relacionar indivíduo e grupo, além de justificar o estudo dos processos grupais.

“Asorganizações são compostas de pessoas que trazem para o ambiente de trabalho todo o seu jeito de ser, sentir e viver. São motivações diferentes, habilidades e aptidões diversas, competências distintas que precisam conviver e produzir. Desconsiderar essas questões impede a visão acurada da organização e impossibilita qualquer ação para a melhora dos modelos de gestão de pessoas.”


Faltam caminhos quecompatibilizem/ integrem as motivações individuais com os objetivos organizacionais e o dilema da cisão entre individualidade e participação no coletivo necessita ser mais estudado.


Na prática, o comportamento dos indivíduos em grupos não é a simples soma de seus comportamentos individuais. As bases do comportamento individual analisadas não se aplicam à compreensão do comportamento em grupo.Contudo, as organizações são grupos estruturados de pessoas. Dessa forma, para compreender as organizações é importante também conhecer as bases do comportamento em grupo.
2. O ESTUDO DOS GRUPOS
A origem do estudo dos grupos remete à década de 1930 nos Estados Unidos e foi impulsionado pelo trabalho de Kurt Lewin, pesquisador que popularizou a expressão dinâmica de grupo.
Katzenbach e Smithapud Moscovici (1994) apresentaram a seguinte classificação para trabalhos coletivos:
• Pseudo-equipe: grupo que pode definir um trabalho a fazer, mas não busca, nem se preocupa com o desempenho coletivo. As interações entre os participantes inibem o desempenho individual e não produzem ganhos oriundos do esforço coletivo.
• Grupo de trabalho: os membros podem partilhar informações, porém asresponsabilidades, objetivos e produtos são individuais. Dessa forma não se produz trabalho coletivo.
• Equipe potencial: há disposição para produzir algo em conjunto, porém seus membros precisam de maior entendimento sobre a finalidade, objetivos e até mesmo sobre a tarefa;
• Equipe real: há comprometimento dos membros com os resultados, atuação responsável e confiança, direcionados porobjetivos e missão comuns.
• Equipe de elevado desempenho: apresenta o diferencial da “legítima e produtiva preocupação e o comprometimento com o crescimento pessoal e o sucesso de cada um dos membros”.

Sendo assim, entende-se que:
- Grupo é o conjunto de pessoas que compartilham valores, crenças, visões semelhantes de mundo, possuem identidade e pode ser considerado um todo. A visão de grupo é denatureza essencialmente relacional, de interação e alianças afetivas, que conferem unidade e identidade ao conjunto de pessoas.
- Equipe é o conjunto de pessoas que buscam um objetivo comum, clara e explicitamente formulado. Cada um usa suas habilidades e se esforça no cumprimento de sua tarefa de acordo com o objetivo maior. Os componentes de uma equipe têm grande clareza de divisão deresponsabilidade pelo cumprimento das atribuições que os levarão à consecução dos objetivos comuns. A equipe se volta principalmente para o resultado.
- Time é o conjunto de pessoas com habilidades e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum. Elas compartilham valores, buscam resultados comuns e contam com alto grau de comprometimento, o que as faz responsabilizar-se pelo resultado e...
tracking img