Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem e Evolução da célula

Atualmente muitos estudiosos defendem a teoria de que o início do processo evolutivo que deu origem às primeiras células tenha iniciado há cerca de quatro bilhões deanos. Neste período o oxigênio ainda não estava presente na atmosfera. Acredita-se que a atmosfera era composta de amônia, vapor d’água, hidrogênio, metano, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio. Ooxigênio em sua forma livre, somente surgiu muito posteriormente, devido à ação fotossintética de células autotróficas.
É muito provável que a superfície de nosso Planeta estivesse, em sua maiorparte, coberta por uma enorme massa de água, disposta em imensos “oceanos” e “lagoas”. Toda essa massa líquida foi chamada de “caldo primordial”, sendo rica em moléculas inorgânicas e contendo em soluçãotodos os gases presentes na atmosfera daquela época. Sob a ação do calor e da radiação ultravioleta do Sol, as moléculas existentes no caldo primordial combinaram-se quimicamente entre si,constituindo o que seriam os primeiros compostos que apresentaram carbono em sua composição.
Em termos gerais, célula é a unidade básica da vida. Essa afirmativa parte da teoria celular proposta por Schleidene Schwann entre 1838 e 1839. Porém a célula já havia sido observada em 1665 por Robert Hooke, cientista inglês, que ao examinar cortes de cortiça em um microscópio rudimentar, encontrou inúmeroscompartimentos naquele material, tais compartimentos na verdade representavam espaços ocupados por unidades mortas.
As células apresentam formas e estruturas variadas, associadas em geral a funções eespecializações. Algumas células contêm moléculas diferentes que interagem em ambiente aquoso e que são divididas em compartimentos por membranas lipoproteicas. Existem apenas dois tipos básicos decélulas: as procariontes e as eucariontes. As procariontes são pobres em membranas, geralmente a única que possuem é a plasmática. As eucariontes, por sua vez apresentam duas partes bem distintas – o...
tracking img