Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
     O filme Cronicamente Inviável, com um título interessante e um roteiro cruel, remete a um Brasil predatório e corrompido em época de crise. Os assuntos tratados, de um mesmo fôlego, sãoproblemas como tráfico de órgãos, venda de crianças, violência policial, acampamento de sem-terras, queimadas na Amazônia, dentre outros. Entretanto, no centro das atenções, está o abismo que separa as elitesdos miseráveis.
     Na história, existe Alfredo, que viaja pelo Brasil realizando pesquisas para escrever seu novo livro. Ele vive e tenta compreender os problemas de dominação e opressão social.Adam, descendente de poloneses, sofre com a discriminação de outros imigrantes europeus em sua cidade no Paraná. As histórias de um e outro convergem para o luxuoso restaurante em São Paulo, onde Adamvai trabalhar como garçom e Alfredo encontrar os amigos: Luís, Maria Alice, Carlos e Amanda. Maria Alice e Carlos são um casal de família tradicional do Rio de Janeiro. Ela tem uma postura idealistadiante dos problemas sociais e Carlos é um economista que acredita no pragmatismo e na racionalidade do capitalismo. Amanda, mestiça de índios, negros, brancos e derivados, é gerente do restaurante ede uma rede de tráfico de crianças e de órgãos. Luís, o proprietário do restaurante, é um homem de meia idade, refinado, que acredita na civilidade como forma de defesa ante a violência social.
    Apesar de se concentrar no restaurante, o filme possui cenários diversos, colocando em foco as mais surpreendentes situações de aproximação e conflito entre diferentes raças e classes sociais, devárias regiões do país, revelando, sem qualquer concessão, a impossibilidade de uma cultura nacional homogênea.
     Uma vez que o filme é, sobretudo, uma discussão sobre as relações de poder, oressentimento e a angústia que as acompanha, o dominado se ressentindo do sadismo do dominador; cenas como a da empregada que é flagrada com seu namorado na casa dos patrões ou como a do cozinheiro Adam...
tracking img