Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e filme Uma Prova de Amor

          Não é comum nos colocarmos em situações complexas, onde nos imaginemos tomando decisões difíceis, que, além de impactar nas vidas afetem diretamente nasvidas das pessoas ao nosso redor, principalmente daquelas que mais amamos. No entanto, o filme “Uma Prova de Amor” faz despertar sentimentos de dúvida e indagação, em especial sobre a ética.
foto

Ofilme “Uma prova de amor” aborda vários temas relevantes para serem refletidos em nossa sociedade. Com um contexto permeado de tristeza e conflitos, o filme nos leva a questionar o que é de fato“ético” ou “anti-ético”. Como as pessoas lidam de diversas maneiras com perda de um ente querido.
            É ético um médio indicar que se gere uma vida para o suprimento da vida de outro? Que paistenham outro filho para salvar a vida do irmão? Que este seja projetado com características específicas em prol desse motivo? Até que ponto os pais podem usar de seu poder sobre os filhos? O filme nos levaa pensar “a partir de qual idade os indivíduos são capazes de tomar decisões relacionadas ao seu corpo físico e mental?
Não seria uma “carga” muito grande para qualquer indivíduo nascer com essa“missão” de salvar alguém? O amor pode transcender a ética? O prolongamento da vida é sinônimo de vida digna?
            Esses questionamentos surgem a partir da história retratada no filme de umacriança gerada por fertilização, com uma combinação genética perfeita para ser doadora compatível para sua irmã com leucemia. Sugestão esta dada pelo médico por não encontrar alternativa para salvar a vidada menina com câncer, os pais pelo amor a filha doente aceita. A princípio, era somente para doar sangue do cordão umbilical e depois passa a infância envolvida em vários procedimentos cirúrgicos,chegando à cogitação de transplante de rim. Nesse momento, cansada dos procedimentos médicos, dos efeitos colaterais do mesmo, e ciente que terá umavida limitada se doar o rim, ela aos 11 anos...
tracking img