Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CS CURSOS












INFORMAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

















Professor: Guilherme Bordin Dias

Aluno: Deise de Almeida Lucion












Santa Maria - RS
2013

Introdução

Por meio deste trabalho pretendo explicar o que é a informação, onde ela está aplicada em nosso dia-a-dia e como ainformação pode ser importante.
A informação que pode ser um simples bilhete até um banco de dados de uma empresa, questões como a segurança, a qual está relacionada com a integridade e confiabilidade com que conseguimos os dados que precisamos.
Não basta termos acesso a determinada informação se esta não for de uma fonte confiável, dentro dessa questão entram as diversas fraudes que acontecem nainternet, a guerra entre crackers e os que tentam proteger algum conteúdo de valor, pequenas ferramentas como os spams até os mais sofisticados meios para se adquirir, de uma forma ilícita, alguma informação que possa comprometer uma empresa, organização ou até mesmo o Governo.
Engenharia social, ataques de negação de serviço (DDoS), keyloggers, backdoors, entre outras ferramentas que oscriminosos podem utilizar para conseguirem o que querem, ou o que são pagos para conseguirem.

Apesar do conhecimento sobre essas ameaças que estão espalhadas pela internet, muitas pessoas não se dão conta que facilitam, e muito, a ação dos criminosos, a má utilização do seu computador, tablet, celular, enfim, do seu aparelho, pode deixar o usuário bem mais vulnerável, mesmo com todas as ferramentas desegurança instaladas.

Os meios de comunicação cada vez mais interligados e trocando dados constantemente, a informação, mesmo com todos esses empecilhos, é algo fundamental na nossa vida e através da tecnologia ela vem sendo facilmente difundida pelo planeta.

Desenvolvimento

Informação é a manipulação e organização de dados, é o resultado do processamento, que represente uma modificaçãono conhecimento do sistema que a recebe. A informação é o dado com uma interpretação lógica ou natural dada a ele por seu usuário. Tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui. A informação possui valor, pois está integrada com os processos, pessoas e tecnologias.
A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante para os negócios, tem umvalor para a organização e consequentemente necessita ser adequadamente protegida. Na sociedade da informação, a informação é o principal patrimônio da empresa e está sob constante risco. A informação representa a inteligência competitiva dos negócios e é reconhecida como ativo crítico para a comunidade operacional e saúde da empresa. A informação e o conhecimento serão os diferenciais dasempresas e dos profissionais que pretendem destacar-se no mercado e manter a sua competitividade.

Atualmente a informação é dada através de muitos meios, seja por um simples bilhete, uma carta, jornais, televisão, outdoors, rádio, internet até um banco de dados de uma empresa, todos esses e inúmeros outros meios, nos dão algum tipo de informação, desde aquela que passa despercebida, até aquela quepode mudar a sua vida.
Qualquer tipo de informação pode ser bem vinda, pois sempre tem algo a acrescentar ao seu conhecimento.

Como tudo tem seus prós e contras, junto com todos os benefícios que a informação trás consigo, há também os riscos. Pois em uma informação, pode haver muita coisa importante e que seriam restritas a determinadas pessoas, pois podem cair em mãos erradas e causar danosirreparáveis.
Um exemplo são as fraudes feitas pela internet, quando você recebe algum e-mail de uma pessoa conhecida, ou um desconhecido com uma afirmação bombástica, isso atiça a sua curiosidade e o leva a clicar em um link – que acaba infectando o computador. Os criminosos geralmente usam temas atuais, que estão em evidência na mídia. Esses temas mudam, mas a essência é a mesma: vão pedir...
tracking img