Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1
Disciplina: Economia
Professora: Maria Cristina Vieira Batista
e-mail: crismaisbeto@gmail.com


TEORIA ECONÔMICA

1. Explique o conceito de mais valia definido por Karl Marx. Qual a importância de se entender esse conceito?

O preço de um produto é composto de matéria prima+mão de obra+outros gastos+lucro. Esse lucro, que fica com o empresário, éconsiderado mais valia e segundo a teoria de Marx não deve existir. Ou seja, não se reconhece a capacidade empresarial e utilização do capital como gerador de emprego, renda e riqueza. De maneira sucinta, "Mais-valia" é aquela parte do valor da mercadoria produzida pelo trabalho do operário que é retida pelo proprietário na forma de lucro.

2. O que é neoliberalismo? Por que ele tem sido tão criticado?Qual sua posição em relação a ele?


Neoliberalismo é um sistema econômico que prega uma intervenção mínima do estado na economia, deixando o mercado se auto-regular com total liberdade. Defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tem mais importância do que o Estado, sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o poder dos indivíduose mais rapidamente a sociedade pode se desenvolver e progredir, buscando um Bem-Estar Social. Esse tipo de pensamento pode ser representado pela privatização e pelo livre comércio.


No Neoliberalismo é o mercado que dita as regras e conduz a produção. Por exemplo: as empresas não produzem apenas pela necessidade e sim após uma consulta ao mercado, verificando a análise custo-benefício eatenta a possibilidades exteriores. O Poder da publicidade na sociedade de consumo é um grande aliado da política Neoliberal.


Na utilização desse sistema, as mercadorias acabam não sendo produzidas de acordo com as necessidades da população e sim de acordo com as necessidades do mercado. As riquezas das populações desenvolvidas não "transbordaram" para as mais pobres (como era defendido peloconceito Liberalista). Como exemplo, basta observar produtores que destroem alimentos para que seu preço se mantenha alto no mercado. Enquanto isto, milhões de pessoas morrem de fome nos cinco continentes e o excedente de produção, que poderia ser direcionado a estes povos, é destruído para que seu valor de mercado não seja prejudicado.

O neoliberalismo defende a liberdade absoluta do mercadodefendido pela tese da lei da oferta e procura o que seria a mão invisível do mercado.







3. Qual é a proposta do intervencionismo Keynesiano?



4. Qual a proposta do mecanismo de controle de mercado definido como intervencionismo? Qual sua posição em relação a ele?

O intervencionismo defendido por Keynes propõe que nenhum mercado conseguirá se sustentar sozinho.

5. Quala proposta do mecanismo de controle de mercado definido como Liberalismo? Qual sua posição em relação a ele?

6. Defina os dois tipos de sistema econômico.
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros sãodistribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.


Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos osindivíduos, com um método mais igualitário de compensação. 


7. Explique a proposta de Adam Smith sobre “a mão invisível de mercado”. Qual sua opinião frente essa proposta?



















PRINCÍPIOS BÁSICOS SOBRE ECONOMIA

8. O que significa a expressão custo de oportunidade? Dê exemplos.

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo...
tracking img