Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esquema para Relatório



Título

Resumo

Introdução

Experimental

Resultados (ou Resultados e Discussão)

Conclusões

Apêndices

Referências Bibliográficas

Título

Não esqueça de identificar-se.

Resumo

Em poucas linhas, descreva a experiência e talvez o método experimental ou o aparelho empregado. Sempre, que possível, dê um resultado numérico da experiência. Sejabreve.

Introdução

Coloque a motivação do trabalho, faça um resumo curto da teoria relevante e apresente as equações matemáticas e químicas importantes para facilitar o entendimento do relatório.

Numere cada equação matemática e química na margem direita.

Não faça diferença na numeração entre equação matemática e química, por exemplo:

equação química (1)

equação matemática (2)Apresentada a equação matemática dê a seguir o significado de cada símbolo empregado. Quando for a primeira vez que aparecem, no texto, termos técnicos ou parâmetros experimentais, escreva-os por extenso, e coloque a correspondente abreviação ou símbolo entre vírgulas ou parênteses. Feito isto pode-se escrever a abreviação ou o símbolo no decorrer do texto que o leitor já conhece o significado,como é mostrado no exemplo a seguir:

"Inicialmente o gás se encontrava nas condições normais de temperatura e pressão, CNTP."...e mais adiante... "O volume do gás, V, medido nas CNTP tinha um valor muito próximo ao esperado para um gás ideal..."

Se no final do relatório se percebe que há um grande número de abreviações e símbolos, o melhor a fazer é colocar todos as abreviações e símbolos numapêndice (que pode ter como título "Simbologia Empregada" ou simplesmente "Simbologia").

Seja original e breve. Não seja exibicionista, nem faça ostentação esnobe de seus conhecimentos. Lembre-se que a introdução serve de base para o leitor.

Use o tempo verbal em presente.

Experimental

Descreva o aparelho, a pureza e purificação de reagentes, o método de análise química, como o sistemafoi montado, quais foram as variáveis independentes e como foram medidas e controladas.

Aqui é apropriado colocar as curvas de calibração (se forem muitas as curvas de calibração é melhor passá-las para o apêndice).

A apresentação é quase sempre cronológica e é escrita no tempo verbal em passado.

Resultados

Nesta seção os resultados experimentais são apresentados e discutidos.

Nuncainicie os parágrafos com tabelas ou figuras.

Geralmente, inicia-se cada parágrafo apresentando uma tabela ou uma figura (como: "A figura 1 mostra a variação de P com T"), dá-se continuidade com a descrição dos resultados obtidos (por exemplo, se a curva da figura apresenta um máximo ou, no caso de uma tabela, uma frase do tipo "As medidas de densidade realizadas, tabela 2, apresentavam errosda ordem de 10%") e, se for possível, finaliza-se com a interpretação causa-efeito dos resultados experimentais.

As tabelas e figuras devem entrar no texto de uma maneira lógica, de modo que a informação flua claramente para o leitor. O leitor não deve ser forçado a ficar virando a página de trás para frente para encontrar os dados citados. Numere de forma independente as tabelas e as figuras(por exemplo, tabela 1, tabela 2, figura 1, tabela 3, ...).

Apêndices

Aqui é um bom lugar para colocar os programas de computador empregados ou as listas geradas nO computador. Cada apêndice deve ter um número e um título.

Referências Bibliográficas

Apresente uma lista numerada das referências citadas no texto do relatório.

Apresentando os dados

No corpo do relatório temos tabelase figuras com a finalidade de apresentar os dados obtidos. A seguir daremos algumas recomendações sobre estes componentes do relatório.



Tabelas

Não esqueça de colocar um número e um título na tabela. O título deve ser informativo e deve descrever especificamente o conteúdo da tabela. Os títulos tal como "Dados Experimentais" ou "Pressões e Temperaturas" não são satisfatórios. Se...
tracking img